Principais obras de Duchamp
Em 1913, Marcel Duchamp produziu “Roda de Bicicleta”, uma escultura que apresentava uma roda de bicicleta apoiada em uma banqueta, o que causou um abalo na arte da época. Os objetos da vida cotidiana convertidos em arte só seriam conhecidos como “ready-mades” (já prontos) algum tempo depois.
Trabalhou com pintura, escultura, colagens, curtas-metragens, arte corporal e objetos encontrados. Conhecido como pioneiro e criador de subversões, Duchamp está associado a vários movimentos de arte moderna, incluindo dadaísmo, cubismo e surrealismo.
Marc Chagall (1887-1985) foi um pintor francês de origem russa, um dos pintores mais importantes do Surrealismo. Suas obras apresentam, de forma poética, a beleza do cotidiano numa unidade entre a realidade e a fantasia. Marc Chagall nasceu em Vitebsk, uma pequena aldeia russa, no dia 7 de julho de 1887.
Marcel Duchamp foi um importante artista francês do começo do século XX. ... O dadaísmo tinha como base questionar o papel artístico e trazer à tona a atmosfera absurda que pairava no mundo, no contexto da Primeira Guerra Mundial.
Qual é a importância de Marcel Duchamp para a arte contemporânea? ... Ele demonstrou que a arte não está em “fazer algo difícil”, como uma reprodução perfeita de um retrato. A arte está no efeito que qualquer coisa apresentada tem sobre o espectador. A arte está em fazer sentir e pensar ao mesmo tempo.
O movimento modernista surgiu em 1922 junto à famosa “Semana de Arte Moderna de 1922” um marco na história artística nacional, o Dadaísmo só se fez tão presente porque o modernismo no Brasil tinha como características o desejo de liberdade de criação e expressão e a busca do moderno, original e polêmico, essa busca foi ...
A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tzara Tristan num dicionário alemão-francês. ... O Dadaísmo foi um movimento de negação. Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.
Resposta. Resposta: O dadá, por sem um protesto artístico, "tirava sarro" da literatura e criou - propositalmente - obras sem sentido. A literatura se tornou ilógica, eram piadas com as palavras, e assim ela ganhou caráter irônico e pessimista.