35 horas semanais
O psicólogo hospitalar desenvolve a partir do encontro com o paciente, o resgaste da essência da sua vida que foi suspensa pela doença e consequentemente a internação. Com base numa visão humanística com atenção aos pacientes e familiares, a psicologia hospitalar ver o ser humano em sua essência e integridade.
Em um hospital, o papel do psicólogo é lidar com sentimentos, uma vez que, ao ser internado, o paciente perde sua autonomia e independência. ... O trabalho dos psicólogos propõe uma discussão das condições de humanização no ambiente hospitalar, com o ímpeto de melhorar o sistema de assistência.
A Psicologia Hospitalar tem o objetivo de promover a atenção total ao paciente e à sua história de vida. Este atendimento pode ser realizado em ambulatórios, pronto-socorros, unidades de internação e unidades de terapia intensiva.
Por humanização, entende-se a forma de assistência que valoriza a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico e o reconhecimento dos direitos dos pacientes.
É uma modalidade de intervenção psicológica que visa acolher e responder às demandas espontâneas por ajuda psicológica no exato momento de sua urgência, colocando à disposição dos discentes um tempo e um espaço de escuta abertos à diversidade e pluralidade de demandas.
A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.
A Psicologia da Saúde é a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, buscando compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença.
Assim sendo, a psicologia é uma ciência significativa na área da enfermagem, pois busca compreender o ser humano, na qual possibilita adquirir conhecimentos e habilidades imprescindíveis para uma melhor ação do enfermeiro em relação as necessidades e bem-estar do paciente.
Resposta. Aliar a psicologia com a enfermagem é fundamental para a preparação do futuro profissional com a realidade que ele vai encontrar após a formação. A paciente quando é acometido pela doença entra em um estado de abalo emocional, de insatisfação, de medo e também de angústia.
A enfermagem exercita o "ouvir"durante as entrevistas, na consulta de enfermagem, buscando correlacionar teoria e a prática, almejando aprender o saber do outro para a realização mais consolidada da intervenção, já que ouvir é uma maneira de compreender a ampla experiência humana.
A Psicologia ocupa papel importantíssimo tanto na orientação profissional quanto na utilização dos testes. ... Com relação aos testes vocacionais, não é possível que a avaliação psicológica seja realizada sem a presença de um profissional de psicologia, uma vez que os testes psicológicos são de uso exclusivo do psicólogo.
Conclusão: O papel da empatia no cuidado de enfermagem na atenção primária à saúde visa estabelecer uma relação de confiança na relação terapêutica no sentido de melhorar a comunicação e como consequência uma maior adesão de pacientes e familiares às condutas e orientações dos profissionais Enfermeiros.
Um ponto comum todas é que se referem a uma relação frente ao sofrimento. A palavra compaixão, tem origem latina, enquanto que simpatia e empatia têm origem grega. Compadecer é "sofrer com". Ter compaixão é a virtude de compartilhar o sofrimento do outro.
Entre estes sinónimos, cabe seleccionar os mais adequados a ocorrerem como antónimos de empatia; por exemplo: enjeitamento, estranhamento, repelência, repúdio, repugnância, repugno, repulsa, repulso, resistência.
Basicamente, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando estamos cheios de nossas próprias reações ou dores, é quase impossível ver ou sentir como é a experiência de outra pessoa. Isso porque suas emoções desencadearão uma chuva de nossas próprias sentimentos não resolvidos.
Empatia é se colocar no lugar do outro. E se colocar no lugar do outro não significa tomar decisões para outra pessoa. ... A empatia é, por isso, fundamental para o sucesso da sua empresa e do seu produto. Ouvir seu cliente para conhecer suas necessidades, suas dificuldades, seus desejos e seus hábitos é imprescindível.