O gametófito feminino maduro de uma angiosperma é chamado saco embrionário. Nele, são encontradas geralmente sete células, as quais possuem oito núcleos. Essas sete células são a oosfera (gameta feminino), duas sinérgides, três antípodas e uma célula central com dois núcleos.
Em botânica, chamam-se gametângios aos órgãos das plantas onde são produzidos os gâmetas, por similaridade com os esporângios, que são os órgãos onde são produzidos os esporos, normalmente não sexuados. Em botânica, chama-se de gametófito a fase haplóide das plantas.
Gametângio - Estrutura que produz gametas. Gametófitos - Geração que produz gametas. ... Grão de pólen – Micrósporo que contém o gametófito masculino. Megásporo – Esporo que dá origem a um gametófito feminino.
O termo criptógamas tem origem grega, onde cripto pode ser traduzido como escondido e gamae como gameta. Portanto, o termo é utilizado para referir-se à plantas que não possuem gametas e órgãos reprodutores visíveis. Dentro dessa grande categoria de plantas, encontram-se as briófitas e pteridófitas.
São assim chamadas porque suas sementes estão desprotegidas, inseridas em escamas que formam uma estrutura mais ou menos cônica. Acompanhe o ciclo da reprodução de uma conífera: ... As coníferas são o maior grupo das gimnospermas.
O Reino Plantae, que no grego recebe o nome de Fanerógamas, refere-se as plantas que possuem a estrutura produtora de gametas visível (fanero = visível, gama = gameta, estrutura reprodutiva). Para lembrar, elas são as plantas que possuem sementes, incluindo as Gimnospermas e as Angiospermas.
O grande grupo das fanerógamas é considerado o mais evoluído dentro do reino dos vegetais porque todos os seres representantes possuem: raiz, folhas, flores e sementes. As fanerógamas estão divididas em dois grupos, que são: Angiospermas – que possuem as sementes protegidas por frutos.
As traqueófitas são as plantas que possuem sistema vascular, estando incluso nesse grupo as plantas vasculares sem sementes, as gimnospermas e as angiospermas. A presença do sistema vascular, que é formado pelo xilema e floema, contribuiu para o sucesso das plantas na ocupação do ambiente terrestre.
Em razão da boa visão, esses polinizadores visitam normalmente as flores coloridas com tons de amarelo e vermelho. Como o olfato é pouco desenvolvido neles, essas flores apresentam pouco odor. Entre os mamíferos, os morcegos destacam-se como polinizadores, e essa polinização é chamada de quiropterofilia.