As pupilas são peças fundamentais para o funcionamento apropriado do corpo humano, sendo responsáveis pelo controle da entrada de luminosidade e da nitidez da visão. Quando há muita luz, elas ficam contraídas, mas quando a luz é pouca, elas dilatam.
É isso mesmo! Tanto nos homens quanto nas mulheres, as pupilas se dilatam quando estamos apaixonados. Alguns estudos têm demonstrado que, após um momento de toque ou carinho, como um beijo, por exemplo, nossas pupilas se dilatam imediatamente e o olho fica quase que totalmente preto, do tamanho da íris.
Isso acontece porque o tamanho da pupila (a bolinha preta que temos no centro da íris) muda de acordo com a entrada da luz em nossos olhos. Quanto menos luz tiver no ambiente, a íris (a parte colorida do olho) relaxa e a pupila dilata de modo que receba mais luz e se há mais luz, a íris se contrai e a pupila se fecha.
Se as condições de iluminação e visibilidade forem as normais, então isso significa que a dilatação da pupila é sinal de interesse e atração. Já o contrário também é verdadeiro: quando estamos diante de algo que rejeitamos ou do qual sentimos medo, as nossas pupilas contraem-se.
Dilatar a pupila pode causar visão embaçada e sensibilidade à luz, por isso é importante que você cuide de si mesmo e de seus olhos após a consulta.
Quando o ambiente está muito iluminado, ocorre uma tentativa de restringir a quantidade de luz que entrará no olho, a fim de evitar lesões na retina. Com isso, há uma contração do músculo constritor da íris, que fica mais aparente, e a pupila fica contraída, bem pequena. Este fenômeno é conhecido como miose.
Anisocoria provocada por infecções, por exemplo, devem ser tratadas com o uso de antibióticos. Não existe uma forma de prevenção, no entanto, ela pode ser um sintoma de algo mais preocupante, por isso, diante dos primeiros sinais, um médico deve ser consultado.
Tumor cerebral, aneurisma ou AVC Além do traumatismo craniano, qualquer alteração cerebral como um tumor se desenvolvendo, um aneurisma ou até um AVC, podem causar pressão sobre uma parte do cérebro e acabar alterando o tamanho das pupilas.
A maneira de cortar o efeito do colírio que dilata a pupila é ter paciência é aguardar o seu efeito passar que dura cerca de 5 horas. Assim sendo, deve - se programar para quando for usar esse colírio que ele atrapalha a visão e faz com que o usuário veja as coisas de maneira distorcida.
Para correção do estrabismo, um dos olhos pode ser bloqueado com uso de tampão. O tratamento da ambliopia procura corrigir problemas de visão e treinar novamente a ligação olho-cérebro. Problemas tais como cataratas e erros refrativos precisam ser corrigidos em primeiro lugar e com prioridade.
Outra causa comum é um erro refrativo (miopia/hipermetropia ou astigmatismo) que seja maior num dos olhos. Isto também provoca uma informação descombinada, sendo que a precedência de um dos olhos faz com que o cérebro ignore a informação do outro.
A causa mais comum é o estrabismo. Quando os músculos dos olhos não conseguem alinhar os olhos de forma adequada, especialmente durante o desenvolvimento, o cérebro recebe uma imagem diferente de cada olho. O cérebro resolve esta confusão ignorando sistematicamente uma das imagens.
Nenhuma pessoa tem os dois lados do corpo totalmente simétricos. Portanto, é completamente normal que um olho seja maior do que o outro - desde que não seja algo excessivo.
Quando a pálpebra baixa além desse limite, a pessoa pode ter ptose - o que alguns chamam de 'olho baixo'. Além de comprometer campo de visão e estética, o problema ainda pode causar outros transtornos, inclusive profissionais e de relacionamentos sociais. Há dois tipos de ptose palpebral: congênita e adquirida.
A pálpebra caída é causada, principalmente, por uma flacidez excessiva. Uma pessoa com este problema geralmente o tem de forma muito visível. Trata-se de um problema de saúde e, também, de um problema estético para muitos pacientes.
1. Use sombras opacas para marcar o côncavo do olho. Na hora de maquilhar olhos de diferentes tamanhos, uma dica que resulta muito bem para os igualar, é marcar o côncavo do olho com uma sombra opaca e escura.
Olhos assimétricos: injeção de Botox Esse é um tipo de reparo um pouco menos invasivo do que um procedimento cirúrgico. A injeção de Botox contribui para deixar a pele ao redor dos olhos mais firme. Desse modo, as pálpebras são levantadas. Esse tratamento pode causar um leve desconforto, mas passa com pouco tempo.
Como fazer: um olho preto esfumado pode ser feito com lápis, com kajal ou com sombra, e finalizado com um delineador, e na hora de contornar a parte debaixo dos olhos, a dica é usar o lápis para a linha d'água e turbinar os cílios com máscara.
Estrabismo Vertical Se o seu estrabismo é vertical então eu recomendo sombras bem coloridas.Se o seu olho vira para abaixo, abuse de cores na pálpebra superior.Se o seu olho vira para cima, use sombra colorida rente aos cílios inferiores. As meninas tem a mania de achar que maquiagem se resume aos olhos.
O estrabismo pode estar presente já no início da vida ou surgir mais tarde, ainda na infância. Pode também aparecer ainda mais tarde, mesmo em adultos, neste caso geralmente causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça.
Além da melanina, outro pigmento atua no processo: é o lipocromo....7 alimentos que mudam a cor dos olhos naturalmente
Olhos amendoados Para colocá-lo em prática você vai usar duas sombras cremosas, uma mais escura e outra mais clara, além de um lápis da mesma cor. - Aplique a sombra mais escura em toda a pálpebra superior. - Aplique a sombra mais clara desde a linha do côncavo até as sobrancelhas.