EQST

Para Que Serve A Lateralidade?

Para que serve a lateralidade?

A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. ... Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.

Quais são os objetivos específicos de se trabalhar a lateralidade?

O domínio da lateralidade envolve um complexo de habilidades que envolvem o esquema corporal, a orientação espaço-temporal e as percepções. A criança percebe o seu corpo por meio de tof]dos os sentidos. ... OBJETIVO: desenvolver a noção espacial, lateralidade e reconhecer as formas geométricas.

Porque trabalhar a lateralidade na educação infantil?

O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos. ... Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhadas em prol do aluno.

Como trabalhar a lateralidade na sala de aula?

– Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade. – Pulando em círculos: a professora precisa desenhar círculos pelo chão.

O que é lateralidade na educação?

A lateralidade é a dominância lateral entre um dos lados do corpo, no qual a criança desenvolve durante as atividades físicas na infância, amadurece e se define aos 7 anos. Depois desse período há uma preferência automaticamente da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo ou não.

O que é ter noção de lateralidade?

A palavra Lateralidade vem do latim que significa “lado”. O nosso corpo sendo interno ou externo está divido em lados, interno, por exemplo, temos o cérebro que se divide em dois hemisférios e no externo temos as mãos, uma do lado direito e outra que fica a esquerda.

O que é lateralidade e coordenação motora?

A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados, e à noção de externo e interno. É importante que seja estimulada, pois favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora.

O que é a noção espacial?

É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto (ASSUNÇÃO; COELHO, 1996, p. 91-96).

O que são as relações espaciais?

São relações que se estabelecem no espaço próximo da criança e que começam a ser desenvolvidas desde o nascimento, tais como: dentro, fora, em cima, embaixo, frente, atrás, perto, longe, a ideia de vizinhança, de separação, de continuidade, de ordem e de envolvimento.

O que é relação projetiva?

As relações que permitem a coordenação dos objetos entre si num dado ponto de vista são as projetivas. O espaço projetivo acrescenta ao topológico a necessidade de situar os objetos ou elementos de um mesmo objeto, um em relação aos outros.

O que é desenvolvimento espacial?

O desenvolvimento da noção espacial nas crianças condiciona sua localização no ambiente em que se encontra e sua aprendizagem na escola e na vida. ... À medida que desenvolve a noção espacial, a criança começa a criar a ideia de seu próprio corpo, de sua dimensão corporal.

O que é orientação temporal e espacial?

É a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.