É uma das maneiras que o seu bebê tem para avisar se está tudo bem ou se existe algum problema que possa estar afetando o seu bem estar. Consiste no registro por cerca de 20 minutos da frequência cardíaca fetal, das contrações uterinas e da movimentação fetal.
Mas não se assuste, nós vamos explicar: A cardiotocografia (CTG) é um exame que serve para monitorar a frequência cardíaca fetal e as contrações uterinas. Colocam-se dois eletrodos na barriga da mãe e cada um deles avalia um dos marcadores (batimentos cardíacos do feto e tônus do útero).
A cardiotocografia (CTG) tem por finalidade fazer um registro da atividade cardíaca fetal. O registro é feito em papel, na forma de traçado, e também observa as contrações uterinas e os movimentos fetais.
Até o início da 9ª semana de gravidez, a frequência cardíaca fetal normal é uma média de 175 BPM. Neste ponto, começa uma rápida desaceleração da freqüência cardíaca fetal passando para cerca de 110-160 BPM na metade da gestação.
Para fazer a cardiotocografia fetal, são colocados eletrodos com sensores na ponta, segurados por um tipo de cinta sobre a barriga da mulher, que captam toda a atividade dentro do útero, sejam os batimentos cardíacos do bebê, sua movimentação ou as contrações do útero.