Protetores dentino-pulpares Os materiais disponíveis para proteção pulpar são o hidróxido de cálcio (CaOH), o ionómero de vidro, o agregado de trióxido mineral (MTA) e o novo material à base de silicato de cálcio modificado com resina (Theracal LC).
Esta solução alcalina deve ser utilizada antes que a proteção pulpar e restauração sejam colocadas, em todos os tipos de cavidade, qualquer que seja a sua profundidade; O Hidróxido de Cálcio P.A.
Exposição pulpar ocorre quando quando um trauma, uma cárie ou outros fatores expõem a polpa do dente, ou seja, a parte interna do elemento.
O hidróxido de cálcio é o material de proteção pulpar mais aceito na prática clínica odontológica, pois, apresenta baixo custo, possui biocompatibilidade, propriedades como a ação antimicrobiana eliminando a irritação pulpar, estimula a formação de dentina esclerosada/reparadora(1,2,3,4) e protege a polpa contra os ...
A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .
O formocresol é o medicamento mais comumente usado na terapia pulpar de dentes decíduos. Normalmente o formocresol é usado como medicação de escolha em pulpotomias, ou seja, o tratamento de dentes decíduos vitais com exposição pulpar por cárie.
A medicação intra-canal ( curativo de demora ) é uma manobra que, desde os primórdios, vem sendo usada como parte da terapia endodôntica. A medicação intra-canal ( curativo de demora ) é uma manobra que, desde os primórdios, vem sendo usada como parte da terapia endodôntica.
A técnica padrão para pulpectomia em dentes decíduos preconizada pela Academia Americana de Odontopediatria (AAPD,2001) consiste em: Remoção do tecido cariado; Acesso a câmara pulpar; Remoção da polpa coronária; Identificação dos canais radiculares; Instrumentação; Irrigação; Tratamento dos canais; Medicamentos ( ...
pulpotomia: é a remocao da porcao de polpa coronaria, mantendo a vitalidade da polpa radicular. ... pulpotomia: é a remocao da porcao de polpa coronaria, mantendo a vitalidade da polpa radicular. pulpectomia: é remocao total da porcao tanto coronaria quanto radicular, sendo biopulpectomia ou necropulpectomia.
O preço do tratamento de canal é em média 300 reais, mas pode variar dependendo da localização do dente, se há outros tratamentos envolvidos, e da região do país onde será realizado o tratamento.
Dente de leite tem raiz, polpa e terá, sim, que ser feito o canal em várias situações: infecção por cárie, má formação de dentina ou esmalte, trauma, fratura ou qualquer coisa que venha expor ou infectar esse local tão bem fechado dentro do dente.
Bastante popular, ele consiste na remoção da polpa inflamada do dente e na desinfecção do local. A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Fica no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxila.