O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. Possui talvez o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar. Por isso é necessário desempenho básico completo.
Líbero. O líbero normalmente joga atrás da linha dos centrais. Sem a posse de bola, joga como zagueiro e sua principal função é defender. Quando o time recupera a posse, tem liberdade para correr todo o campo, tendo como função auxiliar o time na armação das jogadas e não apenas defender.
Ele também não poderá em qualquer circunstância realizar bloqueios. O posicionamento no voleibol ocorre da seguinte forma: O jogador da posição 1 deverá estar atrás do jogador da posição 2 a direita do jogador da posição 6; ... O jogador da posição 6 estará entre os das posições 5 e 1 e atrás do jogador da posição 3.
Armador central: como o nome indica, é o jogador responsável por "armar" as jogadas, isto é, se localiza no meio da quadra, tem lances longos e uma boa visão de jogo. Goleiro: como no futebol e no futsal, o goleiro do handebol deve bloquear os chutes a gol realizados pelo time adversário.