As células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), avaliados no hemograma, são os principais indicadores de saúde de um organismo. A hematologia dedica-se justamente a decodificar estes componentes, analisando suas morfologia e fisiologia em busca de alterações que possam sinalizar doenças ou problemas de saúde.
A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.
Atualmente, é indispensável à atuação de um profissional em Hematologia dentro de um serviço de saúde, seja numa Clínica, Hospital, Laboratório devido ao crescimento do número de casos de doenças relacionadas ao sangue e também pelos benefícios que o conhecimento em Hematologia vem agregando a qualidade de vida dos ...
A hematologia trata-se do estudo do sangue e é uma área médica importante para tratar principalmente doenças como trombose, anemia, linfoma e leucemia. Por serem situações relacionadas ao sangue, é o hematologista que ficará responsável pelo tratamento.
Entre as doenças tratadas por este profissional, estão anemias, trombose, hemofilia, doença falciforme, entre outras. Porém, esta especialidade está intimamente ligada à oncologia, pois é ela que faz o diagnóstico e trata os cânceres linfoma, leucemia e mieloma.
A formação necessária para formar o hematologista envolve dois anos de Residência Médica em pré-requisito de Clínica Médica e mais dois anos em Hematologia e Hemoterapia, com um terceiro ano opcional em transplante de medula óssea.