EQST

O Que So Reaçes Pirogenicas?

O que são reações Pirogenicas?

A reação pirogênica é caracterizada por um con-junto de sinais e sintomas desencadeados pela presença, na corrente sanguínea, de soluções contaminadas por endotoxinas e produtos de degradação proteica infundidas no paciente.

O que é Pirogenico?

Pirogênios são produtos do metabolismo de organismos, como bactérias e fungos, que podem causar febre. Na produção de medicamentos injetáveis é proibida a presença de pirogênios, por isso são realizados testes de controle de qualidade in vitro e in vivo. ...

Como são classificados os Pirogênios?

Pirogênios são substâncias capazes de induzir elevações térmicas, em resposta a injeção, em animais e humanos, e são classificados em endógeno ou exógeno. O pirogênio endógeno é produzido pelo próprio organismo em resposta ao pirogênio exógeno.

O que é endotoxina bacteriana?

Uma endotoxina trata-se de um lipopolissacárido, abreviado LPS, ou seja, uma forma de um açúcar. Trata-se de uma estrutura composta por complexos de lípidos e açúcares. Esta estrutura é um componente necessário e libertado por bactérias Gram negativas com o propósito de manter a integridade das suas paredes celulares.

O que é Endotoxemia?

São toxinas encontradas na parede celular bacteriana, que são liberadas quando a célula desintegra-se. Não são encontradas em filtrados livres de células de bactéria. A condição caracterizada pela presença de endotoxinas no sangue é chamada de endotoxemia.

O que é endotoxinas e Exotoxinas?

As toxinas bacterianas são substâncias que alteram o metabolismo normal das células hospedeiras e são classificadas em exotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-positivas, sendo liberadas com a lise das mesmas) e endotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-negativas e atuam como toxinas em circunstâncias especiais).

O que é Endotoxemia em equinos?

A endotoxemia é a maior causa de mortalidade em eqüinos. O desencadeamento da endotoxemia clínica nos eqüinos é freqüente em decorrência da elevada sensibilidade desta espécie aos lipopolissacarídeos (LPS) da membrana externa de bactérias Gram-negativas liberados para a circulação durante o processo de choque séptico.

Qual a função do lipopolissacarídeo?

O lipopolissacarídeo (LPS) é o maior fator de virulência, determinando efeitos biológicos que resultam na amplificação das reações inflamatórias. Esta endotoxina é um antígeno fraco não específico que é pobremente neutralizado por anticorpos, sendo capaz de ativar a cascata do complemento.

O que é LPS Imunologia?

Lipopolissacarídeo (LPS) também conhecido como endotoxina é uma molécula altamente tóxica derivada da membrana celular externa de bactérias gram-negativas. Sua liberação ocorre quando a bactéria se multiplica ou quando é fagocitada e degradada pelas células de defesa (Tuin e col., 2006).

O que é LPS E o que eles podem causar?

Os lipopolissacarídeos (LPS), também conhecidos como endotoxinas, são um fosfolipídeo que forma a parede bacteriana externa das bactérias gram-negativas. Um componente do LPS, o lipídeo A, pode causar uma resposta de febre ou até choque séptico em humanos.

Qual a diferença da bactéria Gram positiva para Gram-negativa?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.