Qual personagem da Commedia Dell'arte é astuto, esfomeado e sempre está tramando para se dar bem? Briguela. Capitão.
Companhia de origem no teatro popular e de rua, que leva para o espetáculo um trabalho resultante da pesquisa de diversos elementos cênicos e linguagens, como o circo, a música, farsa e o melodrama.
Suas apresentações eram realizadas nas ruas e praças públicas. As companhias eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Ao chegarem a cada cidade, pediam permissão para se apresentar nas suas carroças ou em pequenos palcos improvisados.
Seus atores se apresentavam em locais públicos, sejam nas ruas ou praças. Os palcos eram improvisados e o esquema de apresentação estava baseado na improvisação e espontaneidade de seus atores. Por esse motivo ficou também conhecida pelo nome: “Commedia All'Improviso” (Comédia do Improviso).
Resposta: A commedia dell'arte influenciou a “comédia Erudita” dos séculos XVI ao século XVIII. Sua teatralidade extrapola os limites das convenções de sua época, com figurinos coloridos, alegria e espontaneidade nas cenas, e ainda o domínio dos personagens por cada ator e atriz emprestar sua própria vida a arte.
Surgida entre os séculos XV e XVI, na Itália, país que ainda mantinha viva a cultura do teatro popular da Antiguidade Clássica, a “Commedia dell'arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, se afirmando até o século XVII. ... Também foi chamada de “Commedia All'improviso” e “Commedia a Soggetto”.
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. ... Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto.
Muito em voga durante o século XX em todo o mundo ocidental, representado por grupos de atores pequeno-burgueses que tinham por ideal um teatro acessível ao povo e transformador da sociedade para uma sociedade popular e socialista. O teatro começou a existir a partir do século XV em diante. ...
Teatro Popular do Sesi (TPS) Surgiu em 1959 a partir da criação do Teatro Experimental do Sesi em São Paulo. Foi engendrado pelo diretor e ensaiador de elencos Osmar Rodrigues Cruz que se inspirou no teatro popular francês concebido por Jean Vilar, influente ator e diretor da França.
O TPS, inicialmente um teatro experimental, teve como principal objetivo levar o teatro gratuitamente aos trabalhadores da indústria da cidade de São Paulo, inspirada no modelo do Théatre National Populaire do diretor francês Jean Vilar.
O teatro dos Centros Populares de Cultura, tratado especialmente pelo seu projeto nacional-popular, é uma exegese da raiz autoritária desse e de outros projetos semelhantes que se acreditaram com a missão de conduzir as massas, através do teatro, em direção a uma redenção política e social.
A comunicação no teatro é realizada pela transmissão de informações e é composta pelo conjunto de atores em um dos extremos e pelo público em outro. ... Seja por meio de fumaça ou por fibra ótica, o ser humano transmite e busca transmitir informações de um modo cada vez mais rápido, prático e eficiente.