A silepse de pessoa ocorre quando há um desvio de concordância. O verbo, mais uma vez, não concorda com o sujeito da oração, mas sim com a pessoa que está inscrita no sujeito. Exemplos: O que não compreendo é como os brasileiros persistamos em aceitar essa situação.
* Silepse de gênero: nota-se que na silepse de gênero haverá discordância entre os gêneros gramaticais, ou seja, entre feminino e masculino de artigos e dos substantivos, substantivos e adjetivos etc. Acontece porque, em muitos casos, o gênero dos substantivos é uma questão gramatical, e não natural.
E esse recurso está presente em todos os escritos da Bíblia. Chama-se paralelismo porque é o jeito de falar que coloca as expressões ao lado umas das outras, como se fossem linhas paralelas. É fácil de observar, veja um Salmo, um trecho do livro dos Provérbios ou outro trecho poético qualquer.
Ocorre paralelismo morfológico quando há um uso harmonioso de palavras da mesma classe gramatical. Sem paralelismo morfológico: Proibido animais e fumar.
Tais pressupostos estão relacionados ao chamado paralelismo sintático, que nada mais é do que a coordenação de elementos cuja natureza gramatical se apresenta de forma similar. ... Daí o nome paralelismo semântico, cujo sentido diz respeito ao encadeamento de ideias comparáveis entre si.
A sintaxe é a parte da gramática que se preocupa com a relação entre as palavras. A semântica forma o sentido. ... Equivale a anoiteceu, a palavra "noite" se relaciona com a palavra “ela", explicando quem é "ela", como se houvesse o “ou seja.” 2) Ela, à noite, chegou.
O nível sintático é o estudo das frases, nisso esses estudos compreendem como elas sãos escritas, construídas, se elas possuem a capacidade de expressar o que o pensamento quis dizer, outro ponto analisado nos níveis sintáticos é a disposição das frases no discurso, buscando uma combinação de palavras e frases que ...
Nível sintático: Sintaxe é o estudo das frases, como elas são construídas e capazes de expressar o que se deseja dizer. Está relacionada a disposição das palavras nas frases, das frases no discurso e a combinação entre uma frase e outra para que haja um sentido.
A Pragmática analisa a linguagem considerando a influência do contexto comunicacional, extrapolando assim a visão da Semântica e da Sintaxe. ... Trata-se do ramo da linguística que analisa o uso concreto da linguagem pelos falantes da língua em seus variados contextos.