A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. ... Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo. No estado gasoso, a água também não tem forma própria.
Um material em estado gasoso não tem forma nem volume definidos. Possui alta capacidade de expansão em razão da energia cinética elevada.
No estado gasoso os corpos também não possuem formas próprias, mas se espalham pelo espaço. Nesse estado, os pedacinhos estão ligados de forma bem fraca, deixando o corpo (gás) sem forma nem volume definidos.
O volume de uma quantidade de um líquido é determinado pela sua pressão e temperatura. Se este volume difere ligeiramente do volume do recipiente que o contem, uma superfície é observada.
Estado líquido = as suas moléculas estão mais afastadas e a sua força de repulsão torna-se maior do que no estado sólido, possui forma variada, dependendo do recipiente que o contém, mas apresentam volume constante. Estado gasoso = as suas moléculas estão muito afastadas e se movimentam livremente.
A influência de fatores externos, como pressão e temperatura faz com que a matéria se apresente ora em um, ora em outro estado físico. Se for resfriada a água contida em um recipiente ela pode transformar-se em gelo, por outro lado, se a aquecer, pode se transformar em vapor.