As causas para tamanho desperdício são muitas. Muitos produtos, como frutas e vegetais, estragam antes de saírem das prateleiras. Muitos consumidores compram produtos que estragam antes de irem para a mesa e uma parte considerável do que chega até ela não é consumido. Existem também os problemas durante o transporte.
As perdas e os desperdícios de alimentos aumentam as pressões já existentes na terra, na água e na biodiversidade e também na emissão de gás de efeito estufa (GEE), afetando os recursos locais e do meio ambiente global.
Atitudes para reduzir o desperdício de alimentos na sua casa
Pequenas atitudes podem diminuir produção de lixo da cidade
11:36 - Brasil desperdiça 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano. Um dos fenômenos causados pela cultura do consumismo é o desperdício alimentar. Somente no Brasil, são desperdiçadas 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que representa mais de 40 quilos de lixo por pessoa ao ano.
O chamado "Índice de Desperdício de Alimentos 2021" apresenta um número quase assustador: em 2019, foram 931 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados. Isso sugere que 17% da produção total de alimentos do mundo foram para o lixo.
Em estudo relacionado Tofanelli et al. (2009) revelou que os produtos mais desperdiçados ocorriam na sua grande maioria em tomate (2,5%), melancia (25,0%), abobrinha (10,0%) e cebola (10,0%), também em feira-livres.
A pesquisa ouviu 1.