Para fundamentar a apreciação crítica, deve-se levar em conta a opinião dos autores da comunidade científica, suas experiências profissionais e visões de mundo. Nas considerações finais, devem ser apresentadas as principais reflexões e constatações decorrentes do desenvolvimento do trabalho.
A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental. Poderá ser uma breve explicação do princípio científico estudado ou então uma referência aos produtos/materiais que estão a ser testados. Poderá referir-se a utilidade e alcance do trabalho laboratorial desenvolvido."
Introdução Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. É uma parte do relatório onde a maioria dos alunos investe muito tempo, porém é regida de forma mecânica e totalmente inadequada. Não incluam na introdução informações excessivas.
Deve enunciar, brevemente (no máximo 250 palavras), os tópicos teóricos e o problema estudado, os processos envolvidos e os principais resultados obtidos. Não deve ser generalizada e sim, apresentar frases curtas e diretas. Todos os objetivos e metas a atingir devem ser esclarecidos neste item.
Estrutura típica de um relatório experimental
Descrever o objetivo da prática realizada de forma clara e sucinta. Elaboração de uma lista de materiais utilizados no experimento. Indicar a quantidade dos reagentes, as vidrarias e demais aparelhos utilizados. No caso de soluções, indicar também a concentração.
Um procedimento experimental compreende as etapas que são utilizadas e que devem ser seguidas, a fim de se obter um resultado relativo a algum experimento científico.