Seu ponto de ebulição é -210oC; Sua densidade é de 1,165 Kg/m3; Sua massa molar é de aproximadamente 28 g/mol; É um gás incolor, inodoro e insípido.
Logo, a massa molar do gás nitrgoênio ("N2") será : 14 g/mol * 2 = 28 g/mol ⇒ esta é a massa molar do gás nitrogênio ! 28 g/mol... isso quer dizer que 1 mol de "N2" contém 28 gramas de massa...
12,0107 u
35,453 u
A massa molar é a massa em gramas de um mol de entidades elementares – átomos, moléculas, íons, elétrons, outras partículas ou outros grupos específicos de tais partículas. É representada pela letra "M" e expressa na unidade g/mol.
Massa molar é uma propriedade de uma substância, átomo ou qualquer outra entidade que indica a massa correspondente a um mol dessa substância, átomo ou entidade.
Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas. É um termo que provém do latim mole, que significa quantidade, e foi proposto pela primeira vez em 1896 pelo químico Wilhem Ostwald.
Molar vem da palavra molécula, mas o que exatamente é uma molécula? É o conjunto de átomos que se ligam por meio de ligações químicas. É possível calcular a massa de uma molécula pela soma das massas atômicas de cada átomo que forma a respectiva molécula. O resultado é denominado de Massa Molecular (MM).
Como ele tem dois átomos na substância, é preciso multiplicá-la por dois, obtendo como resultado 2,0 de massa atômica. Em seguida, é preciso identificar na tabela periódica a massa atômica do oxigênio, que é 16. Assim, basta somar os dois valores para encontrar a massa molar da água.
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
A massa molar de um elemento ou molécula é igual a massa em gramas de 1 mol desse elemento ou molécula. 1 mol de alguma coisa é igual a 6,02 × (10^ 23) unidades elementares dessa coisa. Exemplo: um mol de água é igual a 6,02 × 10^23 moléculas de água. A massa de 1 mol de água é exatamente igual a 18g.
Para calcular a massa, devemos multiplicar o volume pela densidade. Para calcular o volume devemos dividir a massa pela densidade.
O cálculo estequiométrico pode ser feito conforme as seguintes etapas:
Número Atômico e Número de Massa
40 é a massa atômica, então não é utilizada na soma prótons+elétrons+nêutrons. A soma correta 58, já que ele possui a mesma quantidade de prótons e elétrons.
Átomos carregados positivamente são chamados de cátions, enquanto os átomos que recebem elétrons, e tornam-se negativos, são chamados de ânions. Podemos determinar a carga elétrica do núcleo atômico ou da eletrosfera por meio do seu número atômico Z.