Acrômio ou acrómio é a apófise (projecção de um osso) da extremidade externa da espinha da escápula, onde se prende ao músculo deltóide. Articula-se, nos seres humanos, com a clavícula. Faz parte da face dorsal da escápula.
Introdução. O olécrano é uma parte da ulna, um dos ossos do antebraço. Ele se articula com o úmero no cotovelo. As fraturas desse local costumam ocorrer após queda sobre a mão ou traumas diretos sobre o cotovelo.
O tratamento da artrose acromioclavicular é preferencialmente não cirúrgico. É utilizado anti-inflamatórios, analgésicos e o tratamento fisioterápico. Devem também ser evitados movimentos repetitivos de elevação dos ombros, especialmente aqueles com carga.
As artrites degenerativas são condições caracterizadas pela perda de cartilagem na articulação AC, acompanhada de deformidade óssea e sintomas como dor e inchaço, especialmente durante a atividade.
Os osteófitos são formações ósseas anormais em forma de gancho, que se desenvolvem em QUALQUER articulação doente. Eles são comuns na evolução da artrose, uma doença caracterizada por uma degeneração da cartilagem articular.
A artrose da articulação gleno-umeral ocorre por perda progressiva da cartilagem entre o úmero e a omoplata. É causada por degenerescência primária ou secundariamente a outras patologias como a reumatológica. Provoca dor, rigidez e perda de função do ombro, tornando-se progressivamente mais incapacitante para o doente.
Na artrose no ombro, o tratamento passa pelo tratamento conservador com recurso a medicação analgésica e anti-inflamatória e, associadamente, Fisioterapia à articulação afetada. Se este tratamento para artrose no ombro não for suficiente para o controle da doença, então poder ser necessário fazer cirurgia.
Causas da Artrose do Ombro Este tipo da doença ocorre principalmente devido ao uso exagerado da articulação, mas também pelo envelhecimento natural. Possui um importante componente genético. O uso repetitivo das articulações ao longo do tempo também causa danos à cartilagem.