As glândulas seminais, também chamadas de vesículas seminais, são encontradas atrás da bexiga e acima da próstata. Elas produzem um líquido alcalino que é lançado no ducto ejaculador e tem a função de nutrir os espermatozoides durante sua viagem em direção ao óvulo.
O líquido seminal é a parte do sêmen sem espermatozóides. ... O plasma seminal fornece um meio nutritivo e protegido para os espermatozóide produzidos no testículo durante as suas jornadas até o trato reprodutivo feminino.
A vesícula seminal corresponde a glândulas acessórias responsáveis por produzir um líquido composto por substâncias que dão energia aos espermatozoides.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o volume do ejaculado deve ser maior do que 1,5ml. Quem sempre ejacula menos do que 2ml pode ter algum problema de infertilidade e deve procurar um especialista para investigar. Mas, na maioria dos casos, o volume da ejaculação não está ligado à fertilidade do homem.
Ejacular é uma necessidade para qualquer homem que, entre outras vantagens, é benéfico à prevenção de cancro da próstata. Assim garantem as conclusões de um estudo avançado pela Universidade de Boston. Lá, é referido que o homem deve ejacular, pelo menos, 21 vezes por mês.
Na maioria das pessoas saudáveis, o líquido ejaculatório contém espermatozóides suficientes para potencialmente engravidar uma pessoa. No coito interrompido, o esperma, na teoria, nunca chega ao óvulo e a gravidez não é possível. Sem esperma, sem problema.
O sêmen, também conhecido por esperma, é um líquido viscoso e esbranquiçado que é composto por diferentes secreções, produzidas nas estruturas do aparelho genital masculino, que se misturam no momento da ejaculação.
Testículos: Os testículos são glândulas sexuais masculinas, localizadas no interior da bolsa escrotal. São formados por milhares de tubos finos e enovelados, chamados túbulos seminíferos, onde acontece a produção de espermatozoides, processo conhecido como espermatogênese.
Os testículos produzem os espermatozoides, enquanto os ovários produzem os ovócitos secundários, chamados popularmente de óvulos.
O encontro do óvulo com um espermatozóide acontece nas trompas. As trompas são tubos cheios de franjas minúsculas. As franjas se movimentam e formam uma corrente que empurra o óvulo que vem do ovário para baixo, em direção ao útero. Mas o espermatozóide tem de subir da entrada do útero até as trompas.
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas. Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero.