CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais.
A temperatura representa o grau de agitação das moléculas que constituem um corpo. O calor é a energia térmica que um corpo passa para outro. A temperatura é uma grandeza física escalar que usamos para medir a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria.
Calor e Temperatura são dois conceitos fundamentais na termologia (Termofísica) os quais, são considerados sinônimos. No entanto, o calor designa a troca de energia entre corpos, enquanto que a temperatura caracteriza a agitação das moléculas de um corpo.
O que provoca a variação da temperatura dos corpos é a variação da energia cinética das moléculas que o compoem. Embora exista muita confusão entre os termos temperatura e calor, esses conceitos são bem diferentes.
Uma maneira de medir com relativa exatidão a temperatura de um corpo é baseado em outros elementos , um dos mais conhecidos é aparelho chamado de termômetro de mercúrio.
Conseguimos perceber o quanto um objeto está quente ou frio através do simples contato com o objeto e, dependendo do caso, basta nos aproximarmos dele. Assim, observamos que a sensação térmica não é uma boa medida para quente e frio e por isso é necessário um instrumento que meça temperatura. ...
Resposta. O controle da temperatura é importante para garantir o funcionamento correto, tanto de organismos de seres vivos, quanto do sistema de uma máquina. Em um computador a temperatura é controlada por cooler(s), que possuem placas metálicas e fans (os "ventiladores") para dissipar o calor.
Tem mais depois da publicidade ;) O aparelho utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico, composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.
A medida da temperatura, normalmente, é feita através do seu efeito sobre um sistema. ... É assim que funciona um termômetro convencional: há no seu interior um líquido (álcool, mercúrio) que se expande à medida que a temperatura aumenta, e uma escala graduada permite que se leia o valor da temperatura do corpo.
As medidas de temperatura mais utilizadas no mundo são as escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit. Com a notação em graus Celsius (°C), a escala Celsius é baseada nas temperaturas de fusão e ebulição da água, ou seja, seu ponto zero é a temperatura que a água congela e 100 quando ela ferve.
Para medir a temperatura com o termômetro digital, deve-se seguir os passos:
O termômetro digital infravermelho faz a leitura da temperatura por meio de raios emitidos para a pele não prejudiciais à saúde. Vamos saber como medir a febre com os dois tipos de termômetro — para ouvido e para a testa: ... Colocar a ponta do equipamento no interior do ouvido e apontá-lo para a direção do nariz.
O Termômetro Clínico Digital Sem Contato G-Tech Modelo FR1DZ1 pode indicar medições em Farenheit ou em Celsius. Para alterar o visor de °C para °F e vice-versa. Basta desligar o aparelho e pressionar o botão “START” durante 5 segundos, após o que o símbolo de medição ativado (°C ou °F) começa a piscar no visor.
Para ligar o Termômetro Clínico Digital G-Tech, pressione o botão Liga/Desliga localizado ao lado do visor de cristal líquido. ... O termômetro realiza então um pequeno teste de funcionamento. Se a temperatura ambiente for inferior a 32°C, aparecerão um «L» e um «°C» intermitentes, na parte superior direita do visor.
É recomendável que antes da medição, os pacientes e o termômetro fiquem em ambiente com temperatura estável e dentro da faixa de operação do produto, por pelo menos 30 minutos. A precisão da medição pode ser afetada se a testa do paciente estiver coberta com cabelo, suor ou cosméticos.