Com isto em mente, podemos afirmar que a miscigenação brasileira começou quando os portugueses por aqui chegaram em 1500, posto que os relatos deste período revelam que alguns portugueses tiveram filhos com algumas nativas.
A identidade étnica dos mestiços brasileiros é nativa; os mestiços não são “homens brancos”. Seu território é todo o território nacional que eles têm compartilhado com os demais brasileiros. ... Os mestiços, assim, não vieram de um continente distante nem sua identidade formou-se em território alheio.
Bahia, a população tem 50% de DNA africano e 50% europeu, segundo os estudos mais recentes da Universidade Federal de Minas Gerais.
Região Sudeste
Uma pluralidade apontou origem brasileira (45,53%). 15,72% apontou origem italiana, 14,50% portuguesa, 6,42% espanhola, 5,51% alemã e 12,32% outras origens, que incluem africana, indígena, judaica e árabe. Os números condizem fortemente com o passado imigratório no Brasil.
O Brasil tem a maior população negra fora da África e a segunda maior do planeta. A Nigéria, com uma população estimada de oitenta e cinco milhões, é o único país do mundo com uma população negra maior que a brasileira.
Salvador da Bahia é a cidade mais negra do Brasil, país em que vive a maior comunidade de afro-descendentes do mundo fora de África. ... Também foram os portugueses que trouxeram a escravatura e os escravos africanos à Bahia. No nordeste do Brasil eles foram forçados a trabalhar nas plantações de açúcar.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
Qual a origem: A data surgiu na França, em 1564, quando o rei Carlos 9º determinou que o Ano-Novo fosse festejado em 1º de janeiro (até então, a passagem de ano acontecia em 1º de abril, junto com o começo da primavera no hemisfério norte).
Calendário de datas comemorativas 2019: todas as datas que você precisa saber
Confira algumas delas para 2021:
Maio
Hoje é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional contra a Corrupção.
Hoje é dia de Santa Corona, padroeira contra epidemias; conheça sua história.