Consequência: é normal pensarmos que os peixes originaram os anfíbios, que os anfíbios originaram os répteis, que os répteis originaram os mamíferos etc. Temos, portanto, uma sequencia assim sumariada: peixes → anfíbios → répteis → mamíferos.
Apesar de o senso comum dizer que o ovo veio primeiro, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar o ovo. Pela teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie evolui de outra, mais primitiva. As aves, galinhas inclusive, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos.
Esses animais, pouco conhecidos até mesmo pelos especialistas, são raramente observados, pois passam a maioria do tempo enterrados. No Brasil, existem 72 espécies, quase 10% da diversidade total de répteis do país.
São conhecidas cerca de 7.
Confira abaixo quais são eles.
Resposta: qual é o amimal mais perigoso de seu pais? cobra coral.
A tartaruga-aligátor habita os rios, lagos e pântanos do sul dos Estados Unidos da América. O nome "tartaruga-aligátor" é devido a sua potente mordida, já que o aligátor-do-mississipi possui uma das mordidas mais fortes do planeta e habita o mesmo ambiente.
As 17 tartarugas mais fofas do mundo
Um pescador norte-americano capturou uma tartaruga que, fazendo honra ao nome de satanás dado à sua espécie, acabou dando-lhe uma mordida. O fato é que o pescador subestimou o instinto de defesa do réptil que, devido ao estresse causado pelo perigo iminente, tentou morder várias vezes as mãos do "inimigo".
A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, com tamanho médio em torno de 2 m de comprimento por 1,5 m de largura e 500 kg de massa, embora já tenha sido encontrado um exemplar considerado o maior já registrado, com 900 kg e 3 m de comprimento .
Tartaruga-de-couro: 250 – 700 kg
300 kg
As tartarugas adultas medem em média 90 cm de comprimento e têm um peso médio de 135 kg, embora também se tenham registado exemplares maiores com um comprimento de até 213 cm e um peso de até 545 kg.
Carapaça da Stupendemys geographicus: 2,40 metros de comprimento e com espessura média de 2,5 cm. Um grande achado. Crédito: Edwin Cadena. A maior tartaruga vivente é a marinha tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), cujo maior espécime descrito tem uma carapaça de 2,13 metros.
O coração das tartarugas, lagartos e cobras são formados de três câmaras: dois átrios e um ventrículo.
Tartaruga-de-couro: 1,8 – 2,2 m
Tartaruga-verde: 160 kg
Tartaruga-de-couro
Distribuição: Todos os oceanos tropicais e temperados do mundo. Habitat: Vive usualmente na zona oceânica durante a maior parte da vida. A única área regular de desova conhecida no Brasil situa-se no litoral norte do Espírito Santo. Tamanho: Até 178cm de comprimento curvilíneo de carapaça.
Após a extinção de 4 espécies, o arquipélago é, atualmente, lar cerca de 11 espécies de tartaruga-gigante, sendo que muitas são consideradas criticamente ameaçadas principalmente devido a atividades humanas.