As metodologias de ensino integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula para que o aluno possa se apropriar de conhecimentos. As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem.
Além das metodologias e estratégias diferenciadas de ensino, é indispensável que o educador desenvolva uma avaliação que não fomente o individualismo, o egoísmo e a discriminação social levando o aluno ao fracasso, mas que proporcione práticas de observação em sala de aula e nas demais dependências da escola, registro ...
A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente.
O Processo educativo engloba a escolarização e todos os seus aspectos teóricos e práticos, como o processo de aprendizagem, os métodos de ensino, o sistema de avaliação da aprendizagem e o sistema educacional como um todo.
É o meio pelo qual o professor transmite aos seus alunos conhecimentos adquirido no seu processo de formação, experiências de vida, conteúdos específicos para a superação de dificuldades e meios para a construção de seu próprio conhecimento, nesse sentido sendo protagonista de sua formação humana e escolar.
É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
Para trazer à tona essa discussão tão necessária, resolvemos explorar os cinco entraves principais do sistema educacional brasileiro.
Quais são os principais desafios da escola de educação infantil?