A otimização de um problema de Programação Linear objetivará a maximização ou minimização de um determinado objetivo (e.g. maximizar o lucro da empresa, minimizar o custo de compra etc.). Desse modo, a Função Objetivo (FO) é uma expressão matemática que quantifica a solução de um dado problema.
A programação linear é um método matemático poderoso para resolver os problemas em que exista um objetivo, a ser atingido, mas sujeito a restrições. As restrições à aplicação dos recursos, podem ser tanto em relação à forma de emprego como em relação às quantidades existentes.
Neste ponto a planilha está pronta para utilizar a ferramenta “Solver”, que irá resolver o problema de Programação Linear. O comando Solver encontra-se no menu “Ferramentas”. Caso este comando não esteja disponível no menu Ferramentas, deve-se clicar em Ferramentas → Suplementos e selecionar a opção Solver.
Para isso, no Excel vá em Opções > Suplementos > Gerenciar suplementos do Excel e clique em Ir, como representado na figura a seguir. Depois disso, acione a opção Solver e pronto, está ativado. Agora que o solver está ativado, está tudo pronto e você poderá aplicar.
Número quadrado em sua própria célula Digite = N ^ 2 na célula, em que N é o número que você deseja quadrar. Por exemplo, para inserir o quadrado de 5 na célula a1, digite = 5 ^ 2 na célula. Pressione Enter para ver o resultado. Dica: Você também pode clicar em outra célula para ver o resultado do quadrado.
Basta selecionar o número e apertar, ao mesmo tempo, "Shift", "Ctrl" e o sinal de igual. O efeito é o mesmo. É interessante saber também que essa tecla é útil para quem deseja digitar m², km² e assim por diante.
Quando temos números muito grandes, vamos escrever um valor menor para representá-lo e multiplicar esse valor por uma base 10 com expoente positivo. Quando temos números muito pequenos, vamos escrever um valor maior para representá-lo e multiplicar esse valor por uma base 10 com expoente negativo.
Transformar um número em notação científica
Na calculadora científica, temos o botão ENG para fazer isso. Ao apertar ele, diminuímos o expoente da notação. Para aumentar o expoente, devemos pressionar a tecla SHIFT antes da tecla ENG.
Para estar em forma científica, o número que será multiplicado por um número de base 10 e um expoente deve ser entre 1,0 e 9,99. Esta é a primeira regra da notação científica. Uma vez que o número está entre 1 e 10, então multiplicar por base 10. O expoente que a base 10 é determina quão grande ou pequeno o número é.
Para realizar a multiplicação na notação científica, realizamos a multiplicação dos dois números, mantemos a base 10 e somando os expoentes. Diferente da soma e subtração, não precisamos ter o mesmo expoente para realizar a multiplicação.
Nanômetro Nanômetro é uma unidade de comprimento do Sistema Internacional de Medidas, comumente usada para medição de comprimentos de onda de luz visível (400 nm a 700 nm), radiação ultravioleta radiação infra-vermelha e radiação gama, entre outras coisas.
Por cento significa por 100. Então, dividimos a porcentagem por 100 para obter um número decimal equivalente. Em seguida, removemos o sinal de porcentagem (%). Por exemplo, 65% pode ser convertido para a forma decimal ao resolvermos 65÷100.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma: