Frases de Thomas Morus
6 de julho de 1535
Thomas More que o Papa Francisco nos aconselhou: SENHOR, dai-me uma boa digestão e também algo para digerir. Dai-me a saúde do corpo com o bom humor necessário para mantê-la.
Milk Street, Londres, Reino Unido
Literalmente, utopia significa lugar que não existe, o não lugar.
Conceito Significa “lugar nenhum”, lugar que não existe em parte alguma e, mais estritamente, o tipo de sociedade que não se estabeleceu em nenhum lugar.
Em grego, tópos significa lugar e o prefixo "u" tende a ser empregado com significado negativo, de modo que utopia significa "não lugar" ou "lugar nenhum". Aliás, numa carta a Erasmo, Thomas More, inventor da palavra, enfatiza que a emprega no sentido negativo ou do "lugar nenhum".
Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. ... Utopia é um projeto humanista de transformação social e representa aspectos capitais do humanismo renascentista.
Os direitos de propriedade privada têm 3 características: (1) o direito de tomar decisões sobre as condições físicas e usos de específicos bens; (2) o direito de vender os direitos de propriedade a outras pessoas; (3) o direito de usufruir das rendas e de arcar com as perdas resultantes das decisões de uso.
More, que era um diplomata inglês, teria escrito Utopia em maio de 1515 nos intervalos de negociações em Flandres para defender os interesses de mercadores londrinos. Na ocasião, havia uma disputa entre o reino da Inglaterra e o príncipe de Castela, Carlos.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...