A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).
Uma substancia iônica possui entre seus átomos pelo menos uma ligação iônica. ... moleculares geralmente possuem ponto de fusão e ebulição menores que os compostos iônicos e as interações entre as moléculas são muito pequenas!
As substâncias moleculares geralmente possuem ponto de fusão e ebulição menores que as compostos iônicos; são más condutoras de eletricidade nos estados sólido e líquido; e as forças intermoleculares são fracas, consistindo apenas de forças de Van der Walls. ... São reações entre não-metais.
1 substância é composta de moléculas, ou seja, uma substância é um conjunto de moleculas. as moléculas são compostas de átomos. logo, um conjunto de átomos compõe a molecula e um conjunto de moléculas compõe uma substancia.
Átomos e Moléculas. Todas as substancias que existem são constituídas de átomos e moléculas. Podemos ter substâncias simples ( ferro, oxigênio, hidrogênio, cobre, etc) e substâncias compostas ( água, sal, etc). Por exemplo a água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a sua formula química é H2O.
Elemento químico é o conjunto de átomos de mesmo número atômico. O número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo. molécula é a representação da estrutura e propriedades de uma substância composta de um ou mais átomos.
O modelo de Dalton foi de suma importância para o conceito de átomos, moléculas e substâncias (simples e compostas)....
O elemento químico são os átomos, é a unidade que forma as substâncias, sendo a substância a união de átomos para formar algo de fato, por exemplo, um único átomo de carbono não forma substância, já vários ligados podem formar biomoléculas, carvão, diamante, rochas, entre outras formações.
"Os elementos químicos, também chamados de substâncias simples, são elementos formados por átomos. O elemento químico é o conjunto de átomos com mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo." "Os compostos químicos representam uma substância que consiste em dois ou mais elementos ligados.
Molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se matem unidos que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substancias. Elemento químico é definido o conjunto formado por átomos que apresentam o mesmo numero atômico.
Uma molécula é um grupo eletricamente neutro que possui pelo menos dois átomos, todos ligados entre si mediante uma ligação covalente.
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
8
Configurações eletrônicas e a tabela periódica Os elementos são ordenados na tabela periódica de acordo com seu número atômico, a quantidade de prótons que eles têm. Em um átomo neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons, então é fácil determinar o número de elétrons pelo número atômico.