História. A primeira pirâmide alimentar foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (UEDA). O gráfico tinha o intuito de atuar como um guia alimentar para população, a fim de estimular uma boa alimentação e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
O que mudou foi a inclusão de alguns alimentos, como o arroz integral , as folhas verdes-escuras, peixes como salmão e sardinha e oleaginosas como castanha-do-pará. Já foi comprovado que uma alimentação saudável e a prática de exercício físico são fatores essenciais para a boa saúde.
Os objetivos principais da Pirâmide são auxiliar no consumo equilibrado de alimentos, promover menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol e maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos, além de incentivar a ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. Constitui a base da pirâmide.
Desvantagens da Dieta da Pirâmide A determinação da restrição calórica a ser seguida e as adaptações nas recomendações de cada grupo de alimentos devem ser estabelecidas por um profissional nutricionista, a fim de garantir o consumo mínimo recomendado para cada grupo.
Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.
Pirâmide alimentar: conheça os 8 grupos de alimentos e monte dietas mais saudáveis
Na base da pirâmide estão as atividades que devem ser realizadas por mais tempo e com a maior frequência. No segundo nível, ficam os exercícios que envolvem atividades mais vigorosas relacionadas às práticas esportivas. O terceiro nível estabelece exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos.
A pirâmide é simples de ser entendida, sua base indica atividades que podem ser repetidas frequentemente por serem comuns e os próximos níveis vão indicando outras atividades, mais exigentes, e seu tempo de prática, até chegar ao repouso, que deve consumir menor tempo. ...
Para melhorar a prática foram feitas pesquisas para organizar toda a rotina esportiva, surgindo então a pirâmide de atividades físicas. A pirâmide é elaborada usando um método para cada pessoa cumprir os exercícios físicos com o intuito de respeitar o corpo e ter a evolução necessária, dando fim ao sedentarismo.
Resposta: Fazer atividade física é muito importante para a saúde das crianças e dos adultos, pois ela melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras, por isso a sua prática é muito importante.