Resumidamente, a diapedese é a saída dos glóbulos brancos dos vasos sanguíneos. Por quimiotaxia, os neutrófilos e monócitos são atraídos até o local da inflamação, passando a englobar (emitindo pseudópodes) e a destruir os agentes invasores.
O processo de diapedese implica três fases consecutivas: marginação, pavimentação e migração. ... As substâncias quimiotáxicas, para além de estimularem a diapedese, provocam também alterações metabólicas que aumentam a capacidade fagocitária das células defensivas.
Seus três maiores componentes são: alterações do calibre e fluxo, aumento de permeabilidade e migração de leucócitos. Os seus sinais cardiais são dor, calor, rubor e tumor. O aumento da permeabilidade causado pela inflamação permite o extravazamento de um líquido rico em proteínas para o interstício.
Inflamação é uma resposta de defesa que ocorre após dano celular causado por micróbios, agentes fisicos (radiação, trauma, queimaduras), químicos (toxinas, substâncias cáusticas), necrose tecidual e/ou reações imunológicas 1.
A inflamação aguda é definida como reação imunológica do corpo Humano com o objetivo de defesa contra elementos estranhos - estes incluem microrganismos e toxinas. Esse processo ocorre em diversas etapas (podendo ser única ou múltipla) com lesões e reparações teciduais em busca do retorno ao estado fisiológico normal.
Com a hiperemia(aumento do fluxo sanguíneo), ocorre o primeiro sinal flogístico, o RUBOR, que é caracterizado pela vermelhidão. Como o fluxo sanguíneo aumentou e o sangue contém uma certa temperatura, acontece o segundo sinal: o CALOR, ocasionando o aumento da temperatura do local.
Sinais da Inflamação Temos 5 sinais flogísticos: calor, rubor, edema, dor e limitação funcional.
Os sinais flogísticos (são todos provenientes da resposta imunológica, sobretudo dos efeitos das citocinas. O rubor (vermelhidão) ocorre devido à vasodilatação, provocada pelas citocinas liberadas no local. As citocinas (prostraglandinas, bradicinina) causam relaxamento do músculo liso dos vasos.
Apesar de na maioria das vezes a inflamação do útero não levar ao aparecimento de sinais e sintomas, quando estes aparecem são:
Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.