EQST

O Que Voc Entende Por Educaço Fsica Inclusiva?

O que você entende por Educação Física inclusiva?

Uma educação física, na perspectiva inclusiva, procuraria trabalhar conhecimentos da cultura corporal e não o desenvolvimento das aptidões físicas ou das habilidades motoras. Essa modalidade dialoga com questões de direitos humanos, sendo orientada pela equiparação de oportunidades e respeito às diferenças.

O que é inclusiva ou seletiva?

A palavra inclusiva refere-se a incluir completamente o ser, o indivíduo. Chega até mesmo adaptar-se para receber aquele indivíduo. Inclui todos sem distinção. Agora seletiva, refere-se a seleção, na seleção você vai selecionar o melhor o mais apto.

O que quer dizer a palavra inclusiva?

Que inclui, que não deixa de lado, que abarca, abrange, integra ou compreende: projeto inclusivo. [Linguística] Do qual faz parte o falante e o ouvinte: pronome inclusivo. Etimologia (origem da palavra inclusivo).

O que é educação seletiva?

Uma escola que faz uma seleção para escolher os melhores alunos!! ... exemplo: o prouni é seletivo pois por meio da pontuação do enem escolhe os melhores alunos. Seria tipo um cefet?

O que é prática corporal inclusiva?

Resposta: Uma educação física, na perspectiva inclusiva, procuraria trabalhar conhecimentos da cultura corporal e não o desenvolvimento das aptidões físicas ou das habilidades motoras.

Como pode acontecer a inclusão de uma pessoa com deficiência em uma aula de ginástica?

Resposta: Qualquer atividade física é recomendada para portadores de necessidades especiais assim como para pessoas ditas “normais”, desde que se adapte o jogo ou a brincadeira para que elas possam ser incluídas e possam praticar junto ao grupo regular, sem necessidade de montar uma turma extra.

Como a atividade física pode contribuir para a inclusão social?

A prática de atividade física e/ou esportiva por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sendo esta visual, auditiva, intelectual ou física, pode proporcionar dentre os diferentes benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e ...

Qual a importância dos jogos adaptados para inclusão social?

A aula adaptada pode ocorrer havendo ou não alunos portadores de deficiência. Não existindo alunos deficientes, a aplicação de conteúdo de jogos adaptados serve para mostrar aos alunos como os deficientes se sentem e as dificuldades e desafios que encontram.

Qual a importância da educação física inclusiva?

Melhora na autoestima; Redução do estresse; Prevenção de doenças do coração e respiratórias. Todos benefícios citados podem e ser estendidos aos estudantes que possuem qualquer tipo de deficiência, afinal esses são os efeitos esperados com a Educação Física Inclusiva.

Como podemos trabalhar com a inclusão dentro da escola utilizando a prática de educação física?

Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.

Como o professor pode favorecer práticas inclusivas na educação física?

É interessante propor ações que valorizem as habilidades dos alunos com deficiência, utilizar estratégias de reforço positivo e evitar atividades eliminatórias. Alguns cuidados também devem ser observados para não se “adaptar demais”, pois o excesso descaracteriza o exercício e desmotiva os estudantes.

Como trabalhar deficiência física na escola?

Atividades e estratégias

  1. BEM-ESTAR FÍSICO. Procure saber sobre o histórico pessoal e escolar do aluno com deficiência, informe-se com a família e o médico sobre o estado de saúde e quais os efeitos dos remédios que ele está tomando. ...
  2. HABILIDADES BÁSICAS. ...
  3. INTERAÇÃO. ...
  4. PEÇAS IMANTADAS.

Como trabalhar com aluno especial em sala de aula?

Como trabalhar a educação especial em sala de aula?

  1. Sempre manter a calma. ...
  2. O professor de educação especial precisa ter múltiplas funções. ...
  3. O professor de educação especial precisa ser flexível. ...
  4. Planeje aulas divertidas. ...
  5. Trabalhar o respeito em sala de aula. ...
  6. O debate da inclusão deve acontecer dentro da escola.

Como receber um aluno com deficiência?

Você também pode convidar alguns colegas de classe que estejam mais predispostos a ajudarem o aluno com deficiência nas suas dificuldades para fazê-lo. Isso facilita o processo de acolhimento, tornando seus colegas mais sensíveis e solidários.

Como adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

Em texto, em foto, verbalmente, em uma canção, em quadrinhos, em cartaz, em fantoches, em atividades ao ar livre, com objetos concretos. Quando vamos adaptar atividades a criatividade não pode ter limites. Mas lembre-se de ser criativo pensando no que faz sentido para o seu aluno, dentro da realidade dele.

Como adaptar atividades para alunos com dislexia?

Procedimentos Básicos:

  1. Trate o aluno disléxico com naturalidade. ...
  2. Use a linguagem direta, clara e objetiva quando falar com ele. ...
  3. Fale olhando direto para ele. ...
  4. Traga–o para perto da lousa e da mesa do professor. ...
  5. Verifique sempre e discretamente se ele demonstra estar entendendo a sua exposição.

Como adaptar atividades para alunos com autismo?

Confira abaixo.

  1. Utilizar linguagem objetiva. ...
  2. Utilizar abordagens sensoriais. ...
  3. Adaptar currículo, provas e avaliações. ...
  4. Privilegiar as habilidades. ...
  5. Propor atividades baseadas no interesse do aluno. ...
  6. Utilizar jogos. ...
  7. Evitar atividades muito longas. ...
  8. Propor atividades que estimulem o pensamento lógico.

Como prender a atenção de uma criança com autismo?

O autista pode conversar sobre os mais variados assuntos, porém seria interessante perguntar para ele ou para seus pais qual o tema que lhe interesse mais. Durante a conversa, tente ser literal e evite metáforas, dada a dificuldade que possui de entender frases e palavras que contenham duplo sentido.