O RIP emite mensagens de atualização das suas rotas (Tabelas de Roteamento) em intervalos regulares (a cada 30 segundos) e quando a topologia da rede mudar. Quando um roteador recebe uma atualização do roteamento que inclua mudanças a uma entrada, atualiza sua tabela de roteamento para refletir a rota nova.
c) Métrica O RIP utiliza uma única métrica para roteamento (a contagem de saltos, ou hops) para medir a distância entre a rede de origem e a de destino. A cada hop no caminho entre a origem e o destino é atribuído um valor, tipicamente 1.
O protocolo funciona à base do algoritmo Vetor-Distância, também conhecido como algoritmo de roteamento de Bellman-Ford distribuído e algoritmo de Ford-Fulkerson, que receberam o nome dos pesquisadores que os desenvolveram (Bellman, 1957; Ford e Fulkerson, 1962).
OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs.
A métrica do OSPF é chamada de custo. Da RFC 2328: “Um custo está associado com o lado de saída de cada interface do roteador. Este custo é configurável pelo administrador do sistema. Quanto menor o custo, mais provável será o uso da interface para encaminhar o tráfego de dados.”
RAM ou DRAM É nessa memória que o roteador manterá suas tabelas de roteamento, tabelas ARP, filas ou buffers de pacotes, o arquivo de configuração atual, além do próprio sistema operacional e seus subsistemas.
Conhecer o sistema de arquivos utilizado pela Cisco e as ferramentas para gerenciá-lo. registros de configuração permitem a localização da imagem do IOS. Estes encontram-se salvos na NVRAM. inicialização do sistema não forem encontrados na NVRAM, o IOS é obtido da Flash.
Em um host em uma rede, o endereço da porta lógica padrão (interface do roteador) é o próximo salto para todos os pacotes destinados a uma outra rede. Na tabela de roteamento de um roteador, cada rota para uma rede remota lista um próximo salto.
O endereço IP tem a função de identificar um computador em uma rede. Ele é fornecido pelo provedor da empresa que você contrata para fornecer internet à sua casa. A sigla IP significa Internet Protocol, ou, na nossa língua, protocolo de internet.
Um endereço de internet criado exclusivamente para uso em uma rede interna. Os endereços privados são emitidos por um dispositivo de rede, como um roteador, que os escolhe a partir de um conjunto de endereços atribuídos a ele por um servidor DHCP.