Alderfer concordou com Maslow que necessidades insatisfeitas motivam os indivíduos. Alderfer também concordou que os indivíduos geralmente sobem na hierarquia para satisfazer suas necessidades; isto é, eles satisfazem a ordem inferior antes das necessidades da ordem superior.
Em sua base, está justamente aquilo que é mais importante para o ser humano, que consiste no atendimento às suas exigências de saúde e de bem-estar. Através do modelo de pirâmide, Maslow propõe que a motivação humana vem da busca ao atendimento dessas necessidades.
As teorias motivacionais começaram a ser desenvolvidas na segunda metade do século XX, e até 2017 recebem complementações devido sua importância na vida cotidiana. Elas objetivam identificar e estudar o comportamento das pessoas, baseado nas suas necessidades e desejos.
Teoria Bifatorial Esta teoria defende que as pessoas têm dois tipos de necessidades, as motivadoras e as higiênicas. Para Herzber (1959), a motivação no trabalho depende sobretudo de dois fatores: Os Fatores Higiénicos referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha.
Muitos diminuem a importância da motivação dentro das organizações, porém ela é um elemento fundamental para a produtividade e eficiência de uma equipe. Sem ter funcionários motivados, sua empresa estará deixando escorrer pelo ralo o potencial de seus talentos e, consequentemente, irá perder espaço no mercado.
Para alcançar a maior produtividade da equipe, seus membros precisam estar bem e querendo, efetivamente, fazer o seu trabalho. Imbuir esse sentimento de que o colaborador deseja fazer seu trabalho é o que se chama de motivação da equipe. ... Isso aumenta a produtividade e, consequentemente, o lucro da empresa.
Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao seu propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Ou seja, diz respeito àquilo que te move a ir atrás dos seus objetivos e metas.
Importância da motivação nas organizações Buscar os colaboradores mais competentes e qualificados do mercado de trabalho e mantê-los, daí surge a necessidade de motivação nas organizações. ... Ter um ambiente de trabalho positivo. Facilitar aos empregados um âmbito para que tomem suas decisões e respeitá-las.
A motivação é, tradicionalmente, definida como um estímulo psicológico que encoraja indivíduos a começarem e darem continuidade a algum projeto. Esse conceito, que ganhou o mundo nos últimos anos, aparece frequentemente na gestão de Recursos Humanos com a roupagem de “motivação organizacional”.
Confira, a seguir, quais são os pontos que se destacam!
De uma forma simplificada, motivação é o movimento para a ação. São as razões que conduzem um indivíduo a realizar uma determinada ação. ... A motivação está conectada com a intensidade, direção e persistência do esforço realizado pelo indivíduo para alcançar determinado objetivo.
A motivação no trabalho está ligada à vontade de se manter naquele emprego, mas mais do que isso, é o sentimento que move todas suas ações no ambiente de trabalho. ... Ela influencia diretamente no comportamento do indivíduo no trabalho, se relacionando profundamente com comprometimento dos funcionários com o trabalho.
O que é motivação (e o que motiva você?) A palavra motivação poderia ser definida como motivos para a ação. Ou seja, motivação são razões que encontramos para fazer algo que nos leva a um lugar onde queremos estar. Se quero uma promoção, tenho razões para trabalhar para consegui-la, portanto estou motivado.
Aqui estão algumas dicas para ficar motivado e no manter-se no caminho certo para alcançar seus objetivos:
Veja 10 dicas para alcançar objetivos e driblar problemas:
Os Fatores para Motivar as Pessoas no Ambiente Trabalho
A carta de motivação deve ter uma página, no máximo. No texto, você deve se apresentar, resumir seu histórico e dizer por que tem interesse na vaga ou na organização a que está se candidatando.
Currículo de A procura de novos desafios é minha principal motivação em querer participar desse processo seletivo, pois acredito que poderei colaborar com a equipe, fortalecendo os resultados,estou sempre em busca de novos conhecimento, acreditando que posso ajudar no sucesso da empresa.
Ter uma postura aberta, confiante, mas humilde o suficiente para mostrar atenção e interesse no que a pessoa está dizendo também é essencial. Mostre que você está seguro, usando um tom de voz sereno, porém assertivo, e controle suas posições e movimentos para não deixar o nervosismo ou a timidez se sobressaírem.
“Gostaria de fazer parte da equipe de funcionários da empresa, tendo o objetivo de crescer profissionalmente e de maneira produtiva, além de contribuir para o desenvolvimento da organização como um todo.” “Procuro novos desafios profissionais e uma efetivação no mercado.
Usar Frases de Efeito
Listamos abaixo algumas frases e expressões que devem ser evitadas na hora de escrever o seu objetivo profissional.
O candidato entrevistado deve demonstrar, por exemplo, que os seus conhecimentos e a sua experiência profissional vão beneficiar a empresa. Além disso, demonstrar uma motivação pessoal e a admiração pela empresa em questão pode conquistar o entrevistador.
Quando o entrevistador pergunta “por que devo te contratar”, ele está querendo saber o que faz de você o melhor candidato para a vaga. ... Portanto, ao fazer essa pergunta, o entrevistador quer saber se você se qualifica para a função, se realmente pode resolver o “problema” e também se tem perfil alinhado à empresa.
Qual é seu diferencial? Esse tipo de questionamento tem a ver com o quanto você se conhece e o quão confortável você está em falar sobre isso. Pessoas bem-resolvidas não parecem excessivamente orgulhosas ao destacar suas qualidades e nem incompetentes ao falar das suas fraquezas.
Clique aqui e faça o teste elaborado por Ferraz para descobrir o peso que cada motivador exerce na sua carreira.