“Há disponibilidade reduzida ou até mesmo a ausência de material adequado para o desenvolvimento de atividades de educação musical; e falta apoio por parte de dirigentes para que os professores possam desenvolver as atividades”, complementa o coordenador dos Programas Educacionais da Fundação Osesp – Orquestra ...
“A música na Educação Infantil auxilia no desenvolvimento psicomotor, contribui no processo de socialização e aproxima a criança da arte.” (GILIOLI, 2008, p. 6). Jean Piaget nasceu na Suíça em 1896 se formou em Biologia, porém se interessou em pesquisar como se dá o conhecimento no ser humano, especialmente na criança.
Uma das finalidades da dança na escola é permitir a criança evoluir em relação ao domínio do seu corpo, assim desenvolverá e aprimorará suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quantos aspectos motores, sociais, ...
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
A prática de dança pode aumentar a flexibilidade, a amplitude de movimento, a força física e a resistência. Os movimentos repetitivos envolvidos na dança podem corrigir a má postura, aumentar o equilíbrio e a coordenação e melhorar a saúde cardiovascular em geral.
A dança tem a capacidade de trabalhar a comunicação verbal e não verbal, além de desenvolver as habilidades motoras, emocional e social, pela qual desenvolve habilidades que atingem o campo físico.
coordenação motora;
O bom profissional deve ter excelente capacidade de memorização visual, o dom de obedecer a regras e normas, cadência rítmica e apurada suscetibilidade artística.
A dança criativa é um tipo de dança que traz vários benefícios para o ser humano motores: cognitivos, interativos e inclusivos. Ela possui elementos constitutivos, ou seja, elementos que são próprios como: ritmo, gestos e movimentos, criatividade, improvisação, sentimentos e expressões faciais, tempo e espaço.
Todos os estilos de dança trazem benefícios como aumento da flexibilidade, aprimoramento da coordenação motora, melhora cardiorrespiratória, aumento da circulação sanguínea, equilíbrio da pressão arterial, ativação do sistema linfático, otimização do condicionamento aeróbico e o principal, libera endorfina.
Quais os benefícios que a dança na escola pode trazer?
Resposta. Resposta: a dança ajuda a fortalescer os musculos e os ossos, aumentando a ressistência. e também ajuda na flexibilidade, já que a atividade trabalha com diferentes tipos de músculos, ajudando a manter o corpo livre de lesões.
Benefícios da dança para o corpo
São inúmeras as modalidades, mas todos os estilos possuem algo em comum: fazem um enorme bem à saúde. “A dança traz muitos benefícios à saúde, como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico”, explica a professora.
A dança é uma atividade física que proporciona ganhos em todos os aspectos do indivíduo como: melhora a auto-estima, minimiza a depressão, possibilita a disciplina, recupera a confiança reduzindo a tensão e o stress, contribui para uma melhor socialização, como também melhora o sistema cardiovascular e respiratório, ...
A dança e a dançaterapia proporcionam ao organismo humano ganhos, tais como: ativa a memória (auditiva, corporal, sensorial e espacial); traz harmonia interior; fortalece a musculatura; dá maior flexibilidade ao seu corpo e articulações; estimula o sistema nervoso; dá noções de limites espaciais, lateralidade; ...
Além de ser uma atividade divertida, dançar também queima calorias, combate o estresse e ainda aumenta a sensação de bem-estar. Dependendo do ritmo, a dança pode também fazer bem para o coração e para o condicionamento muscular, além de melhorar alongamento, flexibilidade, concentração, equilíbrio e coordenação motora.
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização.
Resposta: A dança e a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo de movimentos ritmados, em geral ao som de música. A mensagem transmitida pela dança pode ser tanto a de liberdade quanto a de felicidade.
Resposta: Estudando o assunto podemos ver que sim, é possível. Os dançarinos transmitem suas mensagens através da Linguagem de expressão corporal. ... Na dança não é diferente, o dançarino expressa sua confiança, alegria, força e etc, através de seus movimentos corporais.
Resposta: É a habilidade de dança que cada um tem a respeito de todos.