A história da gastronomia no Brasil começa a ser contada a partir do momento em que os portugueses chegam ao país e tem os primeiros contatos com os índios que tinham sua própria culinária que era totalmente diferente do que os portugueses conheciam, era uma culinária baseada em frutos da terra como o milho, o feijão, ...
No Brasil, imigrantes europeus, orientais, escravos africanos e nativos indígenas trocaram e fundiram técnicas gastronômicas e receitas, dando origem ao a culinária brasileira, que pode ser considerada uma das mais diversificadas do mundo.
Culinária pelo mundo: 9 pratos típicos da Europa
Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...
Frutas tropicais como a goiaba, a jabuticaba e alimentos que tribos indígenas já usavam como a mandioca, o milho, a batata doce e o mel. A culinária mineira é uma mistura da herança cultural de diversos povos que ajudaram a formar o estado.
Quando os colonizadores chegaram em nosso território, troxeram boi, cavalo, gato, ovelhas, cabras, porcos domésticos, aves como galinha, não tinha por aqui. Estas espécies já eram domesticadas por milenios no Velho Mundo, ou seja no continente Eurasiano, africano etc..., foi uma revolução na produção de alimentos.
- Em português moderno, escreveu Caminha, sobre os animais e alimentos apresentados aos indígenas: “Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali. Mostraram-lhes um carneiro; não fizeram caso dele.
Resposta. Entre as plantas introduzidas na América durante a colonização estão: capim-gordura, laranja, manjericão, salsa, arruda, erva-cidreira, hortelã, coentro, berinjela, alho, banana, ervilha, lentilha, pepino, jaca, manga e melão.
Papel, cremes, sucos, alimentos industrializados, portas, janelas, borracha, sofás, cadeiras, mesas, chás, remédios, anestésicos, cartolina, papel kraft, chinelos, roupas, ração animal, sorvetes, óleos vegetais.
Papagaios, araras, periquitos, macacos, porcos do mato, quatis e até mesmo serpentes e tantos outros animais eram recolhidos das florestas tropicais e criados nas aldeias como mascotes.
“Foi assim que chegaram ao continente americano o trigo, o café, a cana-de-açúcar, o arroz, a banana e a laranja”, afirma o agrônomo Antônio L. Gonçalves, do Jardim Botânico de São Paulo. Depois de séculos de intercâmbio, hoje quase todo mundo come a mesma coisa.
No que se refere à América do Norte, os nomes dados a estes povos são: indígenas da América, nativos do Alasca, primeiras nações, índios americanos e povos aborígines. Um grupo que não se encontra nestas denominações são os esquimós (aleutas, yupik e inuit) e os métis encontrados na região do Canadá.
Os indígenas nativo americanos, ameríndios ou ainda índios nativo americanos são os habitantes da América antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais.
Resposta: Outra hipótese indica que os povos ameríndios tenham chegado atravessando o oceano Pacífico. ... No que se refere à América do Norte, os nomes dados a estes povos são: indígenas da América, nativos do Alasca, primeiras nações, índios americanos e povos aborígines.
À chegada dos europeus, os povos nativos da América do Norte eram tribos de comportamento seminômades, além de caçadores-coletores; e outros eram povos sedentários que viviam da atividade agrícola. Entre eles estão incluídos os Apache, os Shawee, os Navajos, os Creek, os Cherokee, os Sioux e muitos outros.
Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os maias e os astecas, no México e América Central, e os incas na Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica.
Principais Características
Resposta. Resposta:Incas,Maias,astecas.
Os maias ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. As construções deles não eram de boa qualidade. Eles faziam templos em cima de pirâmides com muros esculpidos e com terraços no topo. Erguiam paredes muito espessas, quase sem aberturas e os cômodos eram escuros.
Ruínas Maias
- PRINCIPAIS REALIZAÇÕES: Tinham um calendário com cálculo preciso do ano solar (com 365 dias). O planejamento urbano era impecável. Suas obras públicas incluíam quilômetros de estradas e aquedutos.
Contudo, na região norte da península de Iucatã, a civilização, longe de decair, começou a florescer. Foi aí que pesquisadores se perguntaram por que o sul se paralisou por causa da mudança climática e o mesmo não ocorreu com o norte. ... Depois desse período, a civilização maia não se recuperaria nunca mais.