Ganchos ou adesivos Uma das soluções mais práticas: com o uso de ganchos ou adesivos, prenda os fios à parte debaixo de mesas ou outro mobiliário próximo. Utilizando adesivos, você também pode fixar os cabos e fios nas paredes e criar desenhos integrados à decoração.
As opções variam bastante: desde a utilização de canaletas, o uso de painéis ou outro mobiliário adaptado. Como solução mais permanente, é comum o uso de canos de PVC embutidos na parede para deixar os fios fora de vista.
Dicas e ideias para esconder os fios elétricos
Para escondê-las, basta passar gesso ou massa acrílica por cima! O que são eletrofitas: “São condutores elétricos de alta tecnologia, que em forma de fita autoadesiva, podem ser aplicadas em paredes, divisórias, drywall, lajes, tetos e pisos de maneira rápida e prática sem deixar relevo nas superfícies”.
R: A Eletrofita pode ser dobrada, mas para manter a face adesivada para baixo, é preciso dobrar duas vezes. A primeira dobra no sentido contrário ao desejado e a segunda dobra na direção certa. 5) Se alguém bater um prego na parede, não existe o perigo de furar a Eletrofita?
Retire o espelho da tomada e desparafuse a caixa. Meça, então, o ponto da tomada já existente até onde você quer uma nova. Deixe dois dedos de fita a mais: eles ficarão dentro da caixa já existente. Recorte dois centímetros do material que fica entre as fitas de cobre.
No caso da eletrofita, você não irá precisar de PVC, rodapés ou rodatetos para fazer isso: pegue um pouco de massa corrida e passe por cima da eletrofita. Espere secar e coloque outra camada se necessário, prosseguindo com a lixa depois de tudo seco. Pinte por cima com a mesma cor da parede e pronto!
Na verdade, ao utilizar a fita sobre um fio, cabo ou duto elétrico, o usuário precisa aplicar várias camadas da fita, uma sobre a outra, esticando o produto em torno de 30% ou 40% do seu comprimento original.
Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
Passo a passo
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Como instalar uma tomada – Faça você mesmo
Sendo assim, a forma correta de derivar os cabos é desencapar uma parte do cabo que está passando pela caixa e usar um outro cabo para emendar neste cabo do circuito, assim como mostra a imagem abaixo. Lembrando sempre que este cabo deve ser da mesma bitola e da mesma cor do cabo do circuito que está sendo derivado.
O esquema representado na imagem 1 mostra duas formas de se obter a tensão de 220V nas tomadas, nesse caso a instalação é a mesma para ambos os casos. Como nos esquemas da imagem abaixo podemos observar que basta ligar os cabos de fase e fase ou fase e neutro nos bornes das extremidades e o cabo terra no borne central.
A tensão de 220V é usada justamente para economizar na bitola dos fios, o fio de 10mm seria válido caso fosse usar um chuveiro de 110V, em 220V é um exagero, por isso recomendei o de 6mm. Se o seu chuveiro tiver potência abaixo de 5000W pode até mesmo usar o 4mm.
Para montarmos uma tomada 110V, ligamos um fio com fase e o neutro, assim teremos uma fase de 110V, que será a voltagem total; Para uma tomada 220V, ligamos as duas fases de 110V e deixamos o neutro solto.
Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V. Se por algum motivo você utilizar aparelhos 110V em algum lugar no qual a instalação elétrica é para 220V, a única forma de se fazer esta ligação é por meio de um transformador.
Já que não existe voltagem suficiente para atender a demanda, ou seja o pedido de energia necessário para que a lampada acenda 100% de sua capacidade. Caso ligue uma lâmpada 110v em uma tensão de 220v a lâmpada, deve e pode queimar. Já que a lampada não suporta uma tensão maior que a da dua voltagem.