O vínculo entre guerra e religião entre os Astecas é absolutamente profundo. ... Estas guerras não visavam o extermínio em combate, mas sim a obtenção de prisioneiros aptos a serem sacrificados em prol dos deuses, sedentos por sangue.
Segundo a cosmogonia maia, o mundo era plano e dividia-se entre quatro regiões de diferentes cores. ... Outro importante aspecto dos rituais religiosos dos maias envolvia o oferecimento de sacrifício humano e animal. A principal importância do sacrifício era a oferenda do sangue, que saciaria a fome dos deuses.
Se isso tivesse acontecido cinco séculos atrás, os incas provavelmente teriam preparado oferendas humanas para apaziguar o vulcão, porque era costume, tanto dessa civilização quanto de outras culturas pré-colombianas, fazer sacrifícios de pessoas por causa de erupções.
Religião. Representação moderna de Ix Chel e Chac, dois deuses maias. Os maias acreditavam em diversos deuses, portanto, sua religião era politeísta. Esses povos acreditavam que seus deuses habitavam um local chamado Tamoanchan, paraíso que fazia parte da cosmovisão de vários povos da Mesoamérica.
Para os Astecas o sacrifício ritual era parte da sua religião, sendo uma forma de conseguir a boa sorte (nas colheitas e nas guerras), comunicar-se com os deuses e estabelecer uma relação de superioridade com os povos dominados.
"Mas não acho que Landa estivesse tentando demonizar os maias; nós sabemos que eles sacrificavam pessoas em todos os lugares", diz Coe. "A idéia era ter nobres, como reis de estados inimigos, capturar essas pessoas, mantê-las presas por algum tempo e então sacrificá-las, normalmente por decapitação.
História da América. A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia.
A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam, desenvolveram também atividades cormeciais cuja classe dos comerciantes gozavam ...
Calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias que visa a atender principalmente às necessidades civis e religiosas de uma cultura. A palavra deriva do latim calendarium, "livro de registro", que, por sua vez, deriva de calendae, que indicava o primeiro dia de um mês romano.
Explique que o calendário é um instrumento utilizado para medir e representar graficamente o passar do tempo. O calendário faz a contagem dos anos, dos meses, das semanas e dos dias.
calendário gregoriano