A batata-doce roxa é rica em ácido clorogênico, que é um componente que previne a formação de coágulos de sangue e ajuda a regular a pressão sanguínea. Aliás, de uma forma geral ela reduz os níveis de pressão, e por isso é mais indicada para hipertensos.
Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.
"Resultados vão depender do metabolismo e do estilo de vida de cada pessoa. Se é praticante de atividades físicas ou sedentária, por exemplo”, explica. A quantidade ideal de batata-doce por dia é de 50 gramas, o que corresponde a uma batata-doce pequena (em torno de 50 kcal).
Excelente para quem quer perder gordura e ganhar massa magra. A batata doce é fonte de carboidratos de lenta absorção, libera glicose aos poucos no organismo, o que garante energia por mais tempo e sensação de saciedade, o que ajuda a emagrecer. Nesse kit, cada Refeição tem em média: entre 200 gramas e 300 gramas.
Quantidades comuns
20g
Quantidades comuns
Quantidades comuns
Entretanto, a batata inglesa é mais calórica que a batata doce e a batata yacon, e como é composta em grande parte por carboidratos, seu consumo deve ser moderado....Calorias da batata inglesa:
Nesse sentido, a batata inglesa leva vantagem: são 52 calorias a cada 100 gramas contra 77 da doce. E o índice de carboidratos dela também é menor: 11,9 g em cada 100 gramas e 18,4 g na doce.
Uma batata inglesa (100g) assada com adição de óleo tem 64 calorias.
Enquanto a batata doce branca possui 92 kcal, a batata doce roxa apresenta 95 kcal. No caso de uma dieta para perda de peso, por exemplo, a versão branca do alimento é a mais indicada.
GASTRONOMIA. Para quem está de dieta, um purê light é uma ótima opção para substituir o arroz de todo o dia, sem contar que é um delicioso acompanhamento para peixes, frangos e carnes. Além do famoso purê de batata, há receitas de purê de beterraba, couve-flor e até de banana da terra.
Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. Por isso, a troca é válida para quem está de dieta — orienta o nutrólogo Sandro Ferraz. ... As maneiras mais saudáveis de consumir a batata são cozida, assada ou em forma de purê.
Ela é naturalmente pobre em gordura e pode ser consumida como parte de uma dieta saudável. Ferro, magnésio e zinco são minerais essenciais, presentes, apesar de pequena quantidade na polenta. Ela é pobre em calorias tendo apenas 70kcal para cada 100g.
A batata-inglesa possui menos calorias e menos carboidratos do que a batata-doce, quando consideramos a mesma porção dos dois alimentos. Em contrapartida, a batata-inglesa contém menos fibras e maior índice glicêmico. Mas existem outras maneiras de controlar o índice glicêmico da sua refeição.
Sabendo disso, é possível responder: comer carboidrato à noite não engorda! Quem gosta ou sente falta de arroz, batata e macarrão no jantar, não deve se preocupar com eles e sim com o conjunto. Para quem ainda não está muito convencido, experimente trocar o carboidrato "tradicional" por um de maior qualidade.
Consumo de sopas à noite ajuda a dormir melhor e emagrecer Segundo a nutricionista Renata Guirau, além de melhorar a saúde óssea, a batata-baroa ameniza os sintomas de TPM, ajuda na digestão e tem baixo índice glicêmico.
"O carboidrato pode ser substituído por lentilha, ervilha, grão de bico, legumes e verduras". Flávia ainda sugere 1 copo de leite semidesnatado, ou 2 fatias de queijo branco, ou 1 iogurte desnatado, ao invés dos pães, massas e arroz. Você pode substituir o pão francês por alimentos integrais, por exemplo.
A dieta da batata-doce Nesse cardápio, a batata-doce é o alimento principal tanto no almoço quanto no jantar. Outros alimentos também ajudam a complementar os nutrientes que o corpo necessita.