Corte é a denominação dada à representação de um produto secionada por um ou mais planos virtuais (planos secantes). No corte se representa tudo o que está atrás do plano secante, sendo que as linhas que estavam invisíveis nas vistas ortogonais passam a ficar visíveis.
O tipo de cota utilizado em cortes está descrito na alternativa: c. Verticais. Cotar um desenho significa escrever as medidas reais do objeto, independentemente da escala da qual este for obtido, pois estas serão as medidas reais e finais do objeto após a sua execução, produção e construção.
Linhas de Cota – são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contínuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.
Cotas básicas são aquelas que indicam o comprimento, a largura e a altura do objeto. Com base nestas cotas é possível determinar as dimensões do material necessário para a fabrica- ção da peça.
Questões de Concursos ( ) Quando a peça tem elementos é dispensável indicar as cotas básicas. ( ) Só há uma maneira correta de dispor as cotas no desenho técnico. ( ) As cotas de localização definem a posição que o elemento ocupa na peça.
A distância entre o elemento e a linha de cota é constante e no mínimo de 7mm. Como também entre linhas de cotas paralelas. Os eixos de simetria e as linhas do contorno não devem nunca ser usados como linhas de cota, embora podem ser usados como linhas de extensão.
A linha de centro e a linha de contorno, não devem ser usadas como linha de cota, porém, podem ser usadas como linha auxiliar. A linha de centro, quando usada como linha auxiliar, deve continuar como linha de centro até a linha de contorno do objeto.
As linhas de chamadas devem ultrapassar levemente as linhas de cota e também deve haver um pequeno espaço entre a linha do elemento dimensionado e a linha de chamada. O limite da linha de cota pode ser indicado por setas, que podem ser preenchidas ou não, ou por traços inclinados.
É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor, normalmente expresso em metros. O projeto que apresenta todas as cotas necessárias à sua execução é chamado de um projeto cotado.
Um objeto de linha de chamada é uma linha ou uma spline com uma ponta de seta em uma extremidade e um objeto texto de múltiplas linhas ou bloco na outra.
Para criar uma linha de chamada com linhas retas
As cotas devem ser apresentadas em desenho em caracteres com tamanho suficiente para garantir completa legibilidade, tanto no original como nas reproduções efetuadas no microfilmes (conforme NBR 8402). As cotas devem ser localizadas de tal modo que elas não sejam cortadas ou separadas por qualquer outra linha.
Criar uma cota linear com linhas de extensão angulares
A cotagem pode ser: funcional e não funcional Cotagem funcional: Essencial para a função do objeto ou local (F). Muitas vezes depende de um cálculo de resistência do elemento. Estas dimensões devem aparecer explicitamente no desenho e não devem ser deduzidas de outras dimensões ou obtidas a partir da escala do desenho.
A cotagem, no sentido mais estrito, é a representação gráfica no desenho das características de um elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto.
Vista explodida ou perspectiva explodida, é um desenho técnico, que mostra uma relação ou sequência de montagem de diversas peças de um conjunto. Os componentes são ligeiramente separados por uma distância. É usada em catálogos de partes, montagem, manutenção e em outras instruções técnicas.
1. Cotagem em cadeia ou série – Tipo de cotagem onde as cotas se apresentam dispostas em sucessão. 2. Cotagem por elemento de referência – Essa técnica é usada quando um determinado número de cotas, com a mesma direção, é definido em relação a uma origem comum.
Cotagem em desenho técnico Para interpretar os desenhos cotados você deve conhecer três elementos básicos: cota (ou valor numérico), linha de cota e linha auxiliar. As cotas são os números que indicam as medidas da peça.
Vistas ortográficas ou vistas ortogonais são as projeções de um objeto a partir de observadores situados no infinito, perpendiculares aos planos de projeção.
A cotagem dos elementos esféricos é feita pela medida de seus diâmetros ou de seus raios. Existem peças que têm elementos angulares. Elementos angulares são formados por ângulos. O ângulo é medido com o goniômetro pela sua abertura em graus.