O tecido ósseo tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. É um tecido rígido graças à presença de matriz rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio. Além desses elementos, a matriz é rica em fibras colágenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso.
Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.
O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que está presente nos ossos, estruturas rígidas importantes para a sustentação do corpo, proteção dos órgãos, movimentação, reserva de íons, além de relacionar-se com a produção de células sanguíneas.
O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina.
O tecido muscular faz parte dos quatro tecidos básicos do corpo e tem como funções: auxiliar na locomoção e movimentação dos membros (sistema músculo esquelético), motilidade de alguns órgãos (Músculo liso do trato gastrointestinal), controle da secreção de algumas glândulas (Musculatura lisa), mastigação (músculo ...
A vantagem disso é que podem dividir e desempenhar funções diferenciadas, conferindo eficiência ao organismo. Essa quantidade e variedade de tipos celulares permite o surgimento dos tecidos corporais. O tecido corresponde a um grupo de células semelhantes e altamente integradas que desempenham uma determinada função.