No ano de 2020, as mulheres precisam ter 60 anos e 6 meses de idade mínima para requerer a aposentadoria híbrida; No ano de 2021, elas precisam ter 61 anos de idade mínima; No ano de 2022, elas precisam ter 61 anos e 6 meses de idade mínima; A partir do ano de 2023, elas precisam ter 62 anos de idade mínima.
Agora com a Reforma, você teria 2 meses de tempo de contribuição. Na prática, principalmente agora, não há muita diferença entre o tempo de contribuição e carência para a Aposentadoria Híbrida. Também houve o acréscimo de 5 anos no tempo de contribuição para os homens e de 2 anos de idade para as mulheres.
Etapas para solicitação da aposentadoria híbrida INSS
No ano de 2020, as mulheres precisam ter 60 anos e 6 meses de idade mínima para requerer a aposentadoria híbrida; No ano de 2021, elas precisam ter 61 anos de idade mínima; No ano de 2022, elas precisam ter 61 anos e 6 meses de idade mínima; A partir do ano de 2023, elas precisam ter 62 anos de idade mínima.
A aposentadoria por idade híbrida é uma modalidade de benefício concebida pela Lei nº 11.
O valor da aposentadoria será de 70% do salário de benefício, acrescidos de 1% a cada grupo de 12 contribuições, até o limite de 30%.
Todo trabalhador que comprove o exercício da atividade rural ou de pescador, de forma individual ou com auxílio da família, por 15 anos, além da idade mínima (55 anos para mulher e 60 para homem), tem direito de solicitar o benefício, que é de um salário mínimo.
Para se aposentar por tempo de contribuição, o trabalhador rural homem deve contar com 35 anos de tempo de contribuição, mais 180 meses de carência. Já as mulheres também precisam do mesmo tempo de carência, mas devem ter 30 anos de contribuição.
O trabalhador rural terá direito a aposentadoria, desde que, como já dito, exerça atividade rural em regime de economia familiar, tenha no mínimo de 60 anos, se for homem, e 55 anos, se for mulher, e comprove o efetivo exercício de atividade rural nos moldes do artigo 143 da lei 8.
3. Que documentos você precisa para comprovar o trabalho rural?
Caso você tenha completado os requisitos da Aposentadoria Rural por Tempo de Contribuição no dia ou após, o cálculo é feito desse modo: ... desse valor, você recebe 60% + 2% ao ano acima de 20 anos de tempo de contribuição para os homens ou acima de 15 anos de tempo de contribuição para as mulheres.
55 anos
Nos casos de aposentadoria por tempo de contribuição, dispensa-se o requisito da idade, enfim, pouco importa quantos anos tem a pessoa, devendo ser comprovado, em regra, 35 (trinta e cinco) anos de trabalho/contribuição para homens e 30 (trinta) anos de trabalho/contribuição para mulher.
Para ter a concessão de uma Aposentadoria Rural no INSS, não é necessário que haja a contribuição previdenciária como segurado especial, no entanto, é preciso comprovar, no mínimo, 180 meses em atividade rural (em torno de 15 anos).
A Reforma da Previdência foi alterada, mas não trouxe nenhuma alteração nos benefícios dos Produtores Rurais. ... Todavia, não houve alteração na idade mínima da aposentadoria. COMO FICOU: Homens devem se aposentar com a idade mínima de 60 anos e mulheres, 55 anos.
O trabalhador rural deve cumprir carência de 15 anos também. ... Basta ter exercido atividade no meio rural independentemente de esta ter sido exercida de forma individual ou em regime de economia familiar (em sítio da família ou arrendado de terceiros), desde que a mesma tenha sido exercida por 180 meses (15 anos).
Para dar entrada na aposentadoria é necessário que você esteja atento (a), com a idade mínima, depois da reforma da previdência os requisitos para homens passou a ser 65 anos e 62 anos para mulheres.
Idade para conseguir a aposentadoria
Na regra de transição por idade, por exemplo, no ano de 2021, além dos 15 anos de contribuição, a mulher precisa ter 61 anos de idade para poder se aposentar. Em 2022, a mulher precisará ter 61 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição. Essa idade sobe seis meses a cada ano, até chegar aos 62 anos, em 2023.
Para homens que completaram 35 anos de contribuição e mulheres 30 anos até dia 12 de novembro, terão o direito adquirido, ou seja, ainda poderão ser aplicadas as regras antigas.
Conheça 8 benefícios concedidos para pessoas acima dos 60 anos