Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.
O verbo assistir estabelece regência com a preposição a, atuando como um verbo transitivo indireto com os seguintes sentidos: Quando indica o ato de ver e estar presente, sendo sinônimo de presenciar, ver, observar, testemunhar,… Nós assistimos ao jogo na casa da minha irmã.
O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto. Para indicar quem está sofrendo a ação, o objeto direto faz duas perguntas: o quê?
Resposta. Verbos transitivos diretos são aqueles que dispensam o uso de preposições entre o verbo e o substantivo (objeto direto). Exemplo: O garoto comeu o chocolate (ausência de preposição; verbo comer => verbo transitivo direto).
Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto. Os verbos transitivos são aqueles que expressam ação e seu sentido só se completa quando lhes é acrescentado um objeto (uma palavra ou expressão que lhes completam o sentido).
verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.
Os verbos acima são transitivos diretos e pedem como complemento um objeto direto. Quando comparamos esses verbos com os substantivos, percebemos que os substantivos também pedem um complemento. O nome que se dá a essa função gramatical é complemento nominal.
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.
Resposta. Resposta: Classe verbal (pretério imperfeito, pois não foi uma ação terminada), pois foi uma ação ocorrida (Eu tinha).