- MIGUI-KUMI = Pegada na posição direita. - HIDARI-KUMI = Pegada na posição esquerda. - FUSEGUI = Defesa.
KIMONO 着物 significa literalmente “coisa de/para vestir”: KI 着 – “vestir, usar (roupa)”, ... UWAGI 上着 – “Roupa de cima” – Parte de cima do Karategi, casaco. SHITABAKI 下履 – “Vestir por baixo” – Parte de baixo do Karategi, calças.
Kiotsuke - Significa 'sentido' (atenção). É a mesma ordem de comando adoptada pelo exército japonês. Shomen ni - Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen (Sensei Jigoro Kano, ou simplesmente ás bandeiras). Neste caso, a palavra 'ni' quer dizer 'ao' e não o número dois da contagem.
O cumprimento não tem nenhum significado religioso. É simplesmente uma forma de demonstrar respeito e humildade. O cumprimento em japonês é “rei” e o padrão Kodokan de etiqueta para o Judô é que “O Judô começa com um cumprimento e termina com um cumprimento” (“re hajimari ni, rei ni owaru“).
Mokuso (黙想 Mokusō) é o termo típico das disciplinas do budô que se refere à meditação. Desta feita, os praticantes das artes marciais japonesas, antes e depois de serem realizadas as aulas, são exortados a um momento de reflexão. É uma prática dos treinos de aiquidô, caratê, judô, entre outras.
Kata são rotinas de ensino usadas para preservar e passar o know-how. O sufixo kata (neste caso em caráter diferente das artes marciais) significa “forma de fazer”. Ele se refere à forma ou padrão que pode ser praticada para desenvolver habilidades particulares e mentalidade.
Os “ukemis” são destinados a anular os efeitos da queda, na qual, caindo-se com toda a superfí- cie dos braços e das mãos bem estendidas, aumenta-se a superfície de contato e retransmite ao solo as vibrações produzidas pelo choque.
Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. O termo Kodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto). Assim, significa "um lugar para estudar o caminho", o que explica muito bem a intenção do fundador da arte.
O-soto-gari (大外刈) é uma das 40 técnicas básicas do judô. Classificada como uma técnica de ashi waza (literalmente, técnicas de perna), é a quinta técnica do primeiro grupo (dai ikkyo) do Gokyo. Também é utilizada no Jiu-jitsu.
1- O Hon-Kesa-gatame (Hon= principal, Kesa = cachecol , Gatame = segurar) compõe o Katame-waza . É classificado como Osaekomi-waza.
“A aplicação eficiente do o-soto-gari começa na pegada correta, no modo como seguramos no judogi do adversário. Costumo segurar na manga com a mão direita, ao lado do cotovelo, e assim consigo exercer maior controle dos movimentos de meus adversários.
Ippon (一本 um) é um termo utilizado em competições de artes marciais japonesas, como karatê e judô, atribuída a um golpe "perfeito".
O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra. Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem).
O valor do yuko do caratê é o mesmo do judô: um terço de um ippon (no caso, yuko vale 1 ponto e ippon vale 3).