ampliação da clientela; melhor captação de recursos, como a transformação do tipo societário; atualização tecnológica ao fusionar com uma companhia mais moderna; melhor organização do quadro societário, entre inúmeras outras, dependendo de como for realizada a reorganização.
A reorganização societária envolve 4 (quatro) operações, a saber: transformação, incorporação, fusão e cisão.
A Reestruturação Societária pode ser motivada pelos mais diversos fatores, que vão desde questões familiares, até decisões baseadas em análises de mercado. Como instrumento jurídico, reestruturar uma sociedade é o ideal para promover inovações e garantir segurança jurídica para todos os envolvidos no processo.
Nesse contexto, a organização societária é, basicamente, a alteração na estrutura ou composição de uma sociedade. ... Essa reorganização não serve apenas para aumentar o faturamento ou reduzir gastos, mas também é um instrumento de sobrevivência, visando diminuir os riscos, tanto para a sociedade como para os sócios.
A reorganização societária se dá por meio de uma modificação na estrutura de determinado tipo de sociedade, no caso, uma empresa. ... O tipo societário, também conhecido como natureza jurídica, é o que define como a empresa é organizada diante dos seus sócios e as responsabilidades do negócio.
Também chamada de reestruturação, a reorganização societária consiste em qualquer mudança no tipo empresarial ou composição do quadro societário — sócios e acionistas — de uma determinada empresa ou grupo econômico. Isso é feito por meio de operações societárias como fusões, incorporações, transformações e cisões.
Amparo Legal: Lei das S. A., art. 220 e Código Civil, artigo 1.
Uma das decisões que precisam ser tomadas quando uma empresa é criada, é com relação ao tipo de sociedade que ela terá. Ou, ainda, uma companhia pode ser alterada por meio da incorporação, cisão ou fusão empresarial de outros negócios. ...
Registro na Junta Comercial / CNPJ Após o recebimento dos formulários assinados pelo empresário, o processo segue para a etapa da Junta Comercial. Na sequência, os documentos serão protocolados na Junta Comercial para que seja registrado o seu contrato e gerado o CNPJ da sua empresa.
Trata-se da compra de uma empresa por outra, sendo que somente uma delas representará o controle. Neste processo, ocorre a transferência de ações ou ativos da empresa adquirida, a qual é sucedida em todos os direitos e obrigações. -Total: quando há aquisição de 100% do capital votante. ...