Selecione o objeto que você deseja alterar de RGB para CMYK. Na barra de menus, localize e selecione a ferramenta “Preencher”. Clique na caixa de diálogo “Fill Color”. Encontre e selecione a opção “CMYK”.
Continuando o raciocínio, se o branco é formado com a combinação dos maiores valores para RGB (255 para Red, 255 para Green e 255 para Blue), o código RGB do branco é: #FFFFFF. Ou seja, 255 vermelho (FF), 255 verde (FF) e 255 Azul (FF). Juntando tudo com o # do início, temos o #FFFFFF. O preto seria #000000.
Por exemplo, ao converter uma imagem RGB em modo CMYK, os valores de cor RGB fora do gamut de CMYK (definido pela configuração da área de trabalho CMYK na caixa de diálogo Configurações de Cores) são ajustados para se encaixarem nesse gamut.
Adobe Illustrator
Agora para transformar um projeto normal (rgb) em CMYK basta abrir o arquivo (foto, imagem, etc) ir até o menu “imagem“, bem no final deste menu você deve encontrar a opção “separate” e dentro dela a opção “separate” mais uma vez, se você configurou os padrões de cores corretamente deve funcionar sem maiores problemas.
No GIMP você pode trabalhar com cores em três formatos de cores, em Escala de Cinza, em colorido (RGB) e Indexada. Tais opções de cores são escolhidas ao criar um novo arquivo e podem ser modificadas posteriormente, basta acessar o item “Imagem” no menu de opções da janela de edição de imagens.
Além do modo DUOTONE, é possível converter imagens no modo CMYK seguindo os passos. : Converta sua imagem RGB para CMYK pelo menu Image > Mode > CMYK Color.
No Adobe PhotoShop – Com a imagem aberta no Photoshop, selecione o menu Image > Mode > CMYK Color.
Além das imagens de 8 bits/canal, o Photoshop também pode trabalhar com imagens que contêm 16 ou 32 bits/canal. As imagens de 32 bits/canal também são chamadas de imagens HDR (high dynamic range).
Já o sistema CMYK é baseado na cor-pigmento, no qual a junção entre ciano, magenta e amarelo geram o preto. A principal diferença entre RGB E CMYK é que o primeiro sistema apresenta cores mais vibrantes em telas digitais, enquanto que o segundo as cores são mais apagadas, simulando o resultado final da impressão.
Escolha Arquivo > Salvar Como e, no menu Formato, selecione Photoshop DCS 1.
TIFF
Envio em PDF De forma a diminuir erros de compatibilidade e manter a qualidade do arquivo tal qual foi feito, a forma mais recomendada de fechamento para envio à gráfica é o PDF, através da versão X1-A. essa modalidade foi criada especialmente para o setor gráfico.
A maior vantagem do PNG sobre o JPEG é que a compactação é sem perdas, o que significa que não há perda de qualidade toda vez que ele é aberto e salvo novamente. O PNG também lida bem com imagens detalhadas e de alto contraste.
O padrão CMYK é mais usado para impressão em papel, onde 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas 3. RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral.
O CMYK corresponde as cores, Ciano, Magenta, Yellow (amarelo) e Black (preto), enquanto o RGB são as cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).
Quando a arte é enviada com cores no formato RGB, as cores são convertidas para a tonalidade mais próxima possível em formato CMYK antes da impressão. Você pode nos informar os valores CMYK desejados ao fazer o pedido. Isso facilita a impressão dentro da coloração desejada.
Para realizar a impressão as cores em RGB (R Vermelho, G Verde, B Azul) são convertidas pelo software automaticamente para CMYK, e essa conversão não é fiel, pois a gama de cores alcançada pelo RGB é bem maior que no CMYK.
O papel transfer sublimático mais usado no mercado é o famoso “fundo azul”, que é chamado assim por ter uma de suas faces na cor azul. Esse papel “fundo azul” transfere 100% da tinta para seu produto, devido ao revestimento de acetato especial, fazendo que as cores sejam mais vivas e fiéis à arte original.
Se você precisar desse verde neon neon específico para imprimir, precisará encontrar uma cor neon neon específica e especificar isso para sua impressora. Isso significa que a tinta será pré-misturada para criar esse verde neon e será colocada em uma placa, em vez de misturar tintas CMYK para alcançá-la.
O procedimento para ajustar as cores com o driver da impressora é o seguinte:
Utilize o painel decontrole da impressora para calibrar as cores::