EQST

O Que Significa Doece?

O que significa Doece?

O Diário Oficial do Estado do Ceará (DOECE) é o órgão oficial de publicidade da literatura dos atos da administração pública do estado do Ceará.

Como consultar o DOE?

A janela Histórico de Atos de Envio ao DOE abrirá, e nela aparecerão todos os atos encaminhados para publicação no DOE, com as seguintes informações: Nº MP/Documento (1), Status (2) de envio e de publicação, e Usuário (3).

Que horas sai o Diário Oficial do Estado?

A Imprensa Nacional (www.imprensanacional.gov.br), responsável pela publicação do Diário Oficial da União, durante muitos anos disponibilizou as edições entre 6h e 8h da manhã. Hoje, já é possível pesquisar o DOU a partir das 2h da manhã.

Qual é o estado do Ceará?

O Estado do Ceará fica na região Nordeste do Brasil e tem uma área total de km². Ele faz divisa com os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí. É banhado pelo oceano Atlântico e tem 573 quilômetros de praias.

Como se formou o estado do Ceará?

História. A delimitação do atual território ocupado pelo estado do Ceará começou com a doação da Capitania Siará em 1535 para Antônio Cardoso de Barros. A fundação, contudo, ocorreu em 1603, por Pêro Coelho de Souza, que chamou a colônia de Nova Luzitânia.

Em qual região do Brasil fica o estado do Ceará?

região Nordeste do Brasil

Quais as regiões do Estado do Ceará?

O Mapa 6, a seguir, exibe as Regiões de Planejamento do estado do Ceará, sendo as mesmas: Cariri, Centro Sul, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Litoral Norte, Litoral Oeste/ Vale do Curu, Maciço de Baturité, Serra da Ibiapaba, Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão dos Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Sobral e ...

Onde encontrar em Fortaleza?

  • Shopping RioMar Fortaleza. 1.

    Quem fundou o Estado do Ceará?

    Martim Soares Moreno

    Quantos anos tem o Estado do Ceará?

    Dia do Ceará celebra 218 anos de emancipação do estado | Ceará | G1. Casa Militar realizou hasteamento das bandeiras e execução de hinos. Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799.

    Quais são as tribos indígenas do Ceará?

    Somente no Ceará há 14 etnias, são elas: Tapeba, Tremembé, Pitaguary, Jenipapo - Kanindé, Kanindé, Potiguara, Tabajara, Kalabaça, Kariri, Anacê, Gavião, Tubiba Tapuia, Tapuba Kariri, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

    Quantas tribos indígenas existem no Ceará?

    No Estado do Ceará são 14 os povos indígenas, espalhados por 18 municípios, que fortalecem esse legado de resistência. Através deles o que ainda há de mais ancestral em solo cearense mostra-se vivo e pulsando ativamente.

    Quantos povos indígenas existem em Pernambuco?

    Existem legalmente em Pernambuco, sete grupos indígenas: os Fulni-ô, em Águas Belas; os Pankararu, nos municípios de Petrolândia e Tacaratu; os Xucuru, em Pesqueira; os Kambiwá, em Ibimirim, Inajá e Floresta; os Kapinawá, em Buíque os Atikum, em Carnaubeira da Penha e os Truká, em Cabrobó.

    Quais povos indígenas habitavam na região Norte do Brasil?

    Os povos que habitavam o litoral e interior do território brasileiro foram os Ticuna, Guarani, Pataxós, Caingangue, Macuxi, Xavante, Potiguara, Tapuias do Sul ,Tupiniquins ,Tupinambá , Tapuias , Potiguara , Aimoré ,Goitacases , ,Carijó ,Caetés , Papaná , Tamoio ,Guaianás .

    Quantas escolas indígenas existem na Bahia?

    São 57 as escolas indígenas no Estado da Bahia que atendem mais de 6 mil estudantes.

    Como são as escolas indígenas resumo?

    Escolas indígenas no Censo Escolar Desde a Constituição de 1988, os povos indígenas têm direito a uma educação escolar intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. ... A transmissão de conhecimentos tradicionais dentro da escola; A participação da comunidade nas decisões dos objetivos da escola.

    O que é ensinado nas escolas indígenas?

    O papel da educação indígena é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades seja elas indígenas ou não.

    O que é e como funciona a saúde indígena?

    A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é a área do Ministério da Saúde, responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.

    Quais as doenças mais comuns entre os índios?

    Gripe, sarampo, coqueluche, tuberculose, varíola e sífilis são alguns dos males que vitimaram sociedades indígenas inteiras.

    Qual a função da Sesai?

    A SESAI é a área do Ministério da Saúde criada para coordenar e executar a gestão da política de atenção à saúde dos povos indígenas, em âmbito nacional.