O Diário Oficial do Estado do Ceará (DOECE) é o órgão oficial de publicidade da literatura dos atos da administração pública do estado do Ceará.
A janela Histórico de Atos de Envio ao DOE abrirá, e nela aparecerão todos os atos encaminhados para publicação no DOE, com as seguintes informações: Nº MP/Documento (1), Status (2) de envio e de publicação, e Usuário (3).
A Imprensa Nacional (www.imprensanacional.gov.br), responsável pela publicação do Diário Oficial da União, durante muitos anos disponibilizou as edições entre 6h e 8h da manhã. Hoje, já é possível pesquisar o DOU a partir das 2h da manhã.
O Estado do Ceará fica na região Nordeste do Brasil e tem uma área total de km². Ele faz divisa com os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí. É banhado pelo oceano Atlântico e tem 573 quilômetros de praias.
História. A delimitação do atual território ocupado pelo estado do Ceará começou com a doação da Capitania Siará em 1535 para Antônio Cardoso de Barros. A fundação, contudo, ocorreu em 1603, por Pêro Coelho de Souza, que chamou a colônia de Nova Luzitânia.
região Nordeste do Brasil
O Mapa 6, a seguir, exibe as Regiões de Planejamento do estado do Ceará, sendo as mesmas: Cariri, Centro Sul, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Litoral Norte, Litoral Oeste/ Vale do Curu, Maciço de Baturité, Serra da Ibiapaba, Sertão Central, Sertão de Canindé, Sertão dos Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Sobral e ...
Martim Soares Moreno
Dia do Ceará celebra 218 anos de emancipação do estado | Ceará | G1. Casa Militar realizou hasteamento das bandeiras e execução de hinos. Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799.
Somente no Ceará há 14 etnias, são elas: Tapeba, Tremembé, Pitaguary, Jenipapo - Kanindé, Kanindé, Potiguara, Tabajara, Kalabaça, Kariri, Anacê, Gavião, Tubiba Tapuia, Tapuba Kariri, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai).
No Estado do Ceará são 14 os povos indígenas, espalhados por 18 municípios, que fortalecem esse legado de resistência. Através deles o que ainda há de mais ancestral em solo cearense mostra-se vivo e pulsando ativamente.
Existem legalmente em Pernambuco, sete grupos indígenas: os Fulni-ô, em Águas Belas; os Pankararu, nos municípios de Petrolândia e Tacaratu; os Xucuru, em Pesqueira; os Kambiwá, em Ibimirim, Inajá e Floresta; os Kapinawá, em Buíque os Atikum, em Carnaubeira da Penha e os Truká, em Cabrobó.
Os povos que habitavam o litoral e interior do território brasileiro foram os Ticuna, Guarani, Pataxós, Caingangue, Macuxi, Xavante, Potiguara, Tapuias do Sul ,Tupiniquins ,Tupinambá , Tapuias , Potiguara , Aimoré ,Goitacases , ,Carijó ,Caetés , Papaná , Tamoio ,Guaianás .
São 57 as escolas indígenas no Estado da Bahia que atendem mais de 6 mil estudantes.
Escolas indígenas no Censo Escolar Desde a Constituição de 1988, os povos indígenas têm direito a uma educação escolar intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. ... A transmissão de conhecimentos tradicionais dentro da escola; A participação da comunidade nas decisões dos objetivos da escola.
O papel da educação indígena é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades seja elas indígenas ou não.
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é a área do Ministério da Saúde, responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.
Gripe, sarampo, coqueluche, tuberculose, varíola e sífilis são alguns dos males que vitimaram sociedades indígenas inteiras.
A SESAI é a área do Ministério da Saúde criada para coordenar e executar a gestão da política de atenção à saúde dos povos indígenas, em âmbito nacional.