Até ao 4º mês de gravidez a grávida pode dormir de barriga para cima, sem qualquer problema. No entanto, a partir do 4º mês o ideal é que tente dormir de lado, evitando também a posição de bruços.
A morte de um feto no útero materno está normalmente ligada a dificuldades na gravidez, como problemas com a placenta ou parto prematuro, segundo duas pesquisas americanas publicadas nesta terça-feira (13) e que buscam levar luz às causas e riscos desse fenômeno pouco estudado.
Por possuir as articulações e ligamentos menos firmes, é muito comum vermos gestante sofrendo algum acidente que envolve quedas e pancadas na barriga. Contudo, na maioria dos casos os acidentes são leves e não apresentam riscos para o bebê, que está protegido pelo útero.
Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.
Terceiro Trimestre: No último trimestre, o tamanho da barriga pode tornar quase impossível dormir de barriga para baixo. Mais uma vez, a posição de lado é a mais indicada.
Obstetras e ginecologistas são os especialistas mais indicados para responder a esta questão. E a boa notícia é que a maioria deles concorda: se você se sentir confortável, dormir de barriga para baixo não causará danos ao seu bebê, especialmente nos primeiros meses de gestação. O útero e o líquido amniótico oferecem uma forte proteção.
Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.
Mulheres que dormem sobre o lado direito do corpo ou com a barriga para cima no fim da gravidez tem duas vezes mais chances de morte prematura do bebê do que as mães que dormem apoiadas sobre o lado esquerdo, segundo cientistas.
Já as músicas com ritmos mais animados favorecem mais a gestante na fase ativa do parto, quando as contrações são mais frequentes e dolorosas. Rebolar ajuda a relaxar a pelve e facilita a descida e o encaixe do bebê com menos tensão e dor” esclarece a professora.
Atividade de alto risco de queda, como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas devem ser evitados durante toda a gestação, pois são exercícios que podem causar traumas na barriga e afetar o bebê, causando complicações na gravides ou até mesmo aborto.
No entanto, à medida que a barriga cresce, a maioria das mulheres acha essa posição desconfortável. Além disso, dormir de barriga para baixo pode colocar pressão adicional em seus órgãos e causar dor no pescoço ou nas costas. Então, o conselho geral é: escute o seu corpo. Se você se sentir desconfortável, é hora de mudar de posição.
Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.
Se você sofre de refluxo, experimente dormir semi-reclinada ou, melhor ainda, de lado. Além disso, evitar refeições pesadas antes de dormir e fazer pequenas refeições ao longo do dia pode ajudar a minimizar a azia.
“O impacto de cair no chão pode deslocar a placenta, fazendo com que ela se solte do útero, o que gera sangramento e pode levar ao aborto, em especial nas mulheres que têm um problema com a placenta”, diz.
Outra opção consiste em trocar a cama por um cadeirão reclinável e confortável, onde a grávida pode ficar com as costas ligeiramente mais elevadas, diminuindo o peso do útero sobre os órgãos, as veias e sobre os músculos da respiração.
No entanto, mais estudos são necessários para estabelecer uma ligação direta. Se você tem dúvidas sobre isso, é sempre melhor discutir suas preocupações com seu médico ou obstetra.
A posição de dormir afeta a qualidade do seu sono, o que é crucial durante a gravidez. O desconforto causado pelo aumento da barriga, a dor nas costas, o refluxo gastroesofágico e até mesmo a preocupação com a saúde do bebê podem perturbar o seu descanso.
Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .
A melhor forma de saber exatamente qual o sexo do bebê é fazer a ultrassonografia no segundo trimestre, que está incluída no plano das consultas de pré-natal, ou o exame de sangue para sexagem fetal.
Como mencionado anteriormente, a posição lateral esquerda é frequentemente recomendada. Esta posição melhora a circulação sanguínea, o que beneficia tanto a mamãe quanto o bebê, já que o oxigênio e os nutrientes são transportados via sangue para o feto. Se você está desconfortável nesta posição, não se preocupe. Encontrar uma posição confortável e segura é o mais importante.
A movimentação fetal, mais popularmente conhecido como chutes, está muito relacionado a oxigenação do bebê. Uma vez que não há ar dentro do útero, o bebê recebe o oxigênio por meio do sangue da gestante e, quando ele se move, é um forte indicativo de que essa nutrição está acontecendo como deveria.
Embora dormir de barriga para baixo não prejudique o bebê, alguns estudos sugerem que dormir de costas no final da gravidez pode estar associado a um risco aumentado de stillbirth. Isso ocorre porque a posição pode comprimir uma importante veia que transporta sangue para o coração. No entanto, é sempre bom lembrar que a associação não implica em causalidade, e as grávidas devem discutir suas preocupações e opções com seus médicos.
Dormir de lado facilita a circulação sanguínea e reduz a sensação de mal-estar provocada pela pressão do útero sobre os vasos sanguíneos principais o que influencia, também, os níveis de oxigénio e nutrientes que chegam ao bebé através da placenta.
Se você sempre dormiu de barriga para baixo, ser forçada a mudar essa posição pode ser frustrante. Além disso, a busca constante por uma posição de sono confortável pode levar a insônia ou a um sono de baixa qualidade, que por sua vez podem levar a ansiedade ou depressão.
© Copyright 2000-2012, Internet Group - Portais: iG, iBest e BrTurbo
A grávida consegue dormir de bruços até o quinto mês de gestação, sem nenhum incômodo! Dormir de bruços nos primeiros meses não é contraindicado e não oferece grandes riscos para o bebê. Inclusive, você consegue manter-se dessa maneira até o quinto mês de gestação sem nenhum problema.
Se dorme de bruços É um tipo de posição que está associada com segurança – mas, para a sua informação, não é a melhor escolha para a sua lombar. As pessoas que dormem de bruços são duronas – aceitam muito e reclamam pouco.
A dor abaixo do umbigo pode surgir devido a diversas situações, sendo comum nas mulheres durante o período menstrual devido às cólicas. No entanto pode ser sinal também de infecção do sistema urinário, doença inflamatória pélvica ou prisão de ventre, por exemplo.
São diversas as possíveis causas da dor no lado esquerdo da barriga - seja direta ou irradiada de outra parte da cavidade abdominal. As mais comuns são gases, indigestão e constipação (intestino preso). Contudo, condições específicas nesta região são bastante preocupantes, a apendicite e a doença de Crohn.
Antes de entender as razões que podem levar ao baço inchado ou aumentado – a chamada esplenomegalia – vale a pena entender o que é e qual a função deste órgão. O baço fica do lado esquerdo do nosso corpo, logo abaixo das costelas e acima do estômago.
O estufamento abdominal não é raro. Isso porque as causas são as mais variadas. As mais comuns são gases, desconforto por comer muito ou rápido demais, ou simplesmente pelo fato da pessoa engolir ar enquanto se alimenta.