O produto sustentável é aquele que apresenta o melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida, com função, qualidade e nível de satisfação igual, ou melhor, se comparado com um produto-padrão.
Basicamente, pode-se considerar um produto sustentável se ele possui os 5 atributos essenciais de sustentabilidade:
O conceito de empresa sustentável
Para não cair nesse engodo, aprenda a identificar o greenwashing!...Veja alguns exemplos baseados nessa lista!
Um dos casos mais comuns de greenwashing diz respeito ao menor dos males. Nessa situação, o apelo ambiental pode até ser verdadeiro, mas serve como distração para os reais impactos no meio ambiente. Por exemplo, quando uma empresa de cigarros destaca que é orgânico em vez de alertar riscos para a saúde.
Greenwashing: saiba como identificar a propaganda enganosa de sustentabilidade
O termo pode ser traduzido como “lavagem verde”, “pintando de verde” ou até “maquiagem verde”. Consiste em uma prática de promover discursos, anúncios, propagandas e campanhas publicitárias com características ecologicamente/ambientalmente responsáveis, sustentáveis, verde, “eco-friendly”, etc.
O greenwashing é uma estratégia que leva o consumir a acreditar que certa marca pratica a responsabilidade ambiental equivocadamente. ... Uma organização investe no marketing verde pelo status, justamente pela melhora que este tipo de estratégia traz para sua reputação.
Abaixo separamos os principais motivos para evitar o greenwashing.
O termo se refere a uma prática um tanto suicida de marketing: quando uma empresa se diz sustentável ou vende um produto com este "diferencial" sem ser de verdade.
6) Pecado do menor de dois males: se um produto é ruim por natureza, como o cigarro, mas existe uma versão que promete danos reduzidos; 7) Pecado dos falsos selos: simplesmente estampar um selo falso nas embalagens e materiais promocionais.
Greenwashing
A American Marketing Association define o Marketing Verde como “o desenvolvimento e comercialização de produtos destinados a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade” e também destaca que são esses “esforços das organizações para produzir, promover, embalar e reivindicar produtos ...
O objetivo do marketing verde é fazer com que essa atitude sustentável seja um diferencial da sua empresa no mercado, aumentando a sua credibilidade. ... Analisando etapa por etapa do processo produtivo, encontra-se ainda formas de economia de água e energia, benéficas para o seu negócio.
Marketing verde é uma estratégia de marketing focada em ações que beneficiem o meio ambiente, seja na produção, no operacional ou na divulgação do produto ou serviço.
O marketing verde é uma estratégia de marketing orientada à consciência ecológica. Foca em produtos e serviços que beneficiam o meio ambiente ou simplesmente em vender a imagem de que sua empresa é eco-friendly. Com forte apelo ambiental, vincula a sua marca a uma imagem ecologicamente consciente.
Ou seja, o marketing verde condiz como a empresa se porta em questões ambientais, seja por meio de sua imagem institucional, produtos e serviços que entrega, meios para conquistar o cliente, eficiência energética, enfim, tudo o que diz respeito a empresa e ao meio ambiente, sendo entregue em uma imagem de consciência ...
0,5 pontos PERGUNTA 8 O que a empresa ganha quando adota o marketing verde? a. Eficiência no uso de materiais.
Considerando isso, para que as empresas possam aplicar o Marketing Verde é necessário que as atividades empresariais se sustentem a partir de quatro pilares conceituais: