As células do endoderma do saco vitelino formam o mesoderma extra-embrionário, que circunda o âmnio e o saco vitelino. Assim, há formação do âmnio, disco bilaminar e saco vitelino. Com o desenvolvimento, surgem espaços celômicos isolados no interior do mesoderma extra-embrionário.
O celoma extra-embrionário divide a estrutura do mesoderma em duas camadas distintas: Mesoderma somático extra-embrionário: este mesoderma reveste o trofoblasto e cobre o âmnio. Mesoderma esplâncnico extra-embrionário: este mesoderma envolve o saco vitelino.
Os somitos são estruturas segmentadas derivadas do mesoderma paraxial. Depois de se formarem, as células da parte ventromedial do somito passarão por uma transformação epitélio-mesenquimal e formarão o esclerótomo; o restante do somito permanece epitelial e forma o dermomiótomo.
Durante a quarta semana do desenvolvimento embrionário, e como consequência dos dobramentos lateral e longitudinal, fica delimitado o intestino primitivo, que se comunica com o saco vitelino por um estreito duto vitelino ou onfalomesentérico.
A formação do intestino primitivo é resultado de dobramentos longitudinal cefálico e caudal e transversal que incorpora parte da vesícula vitelina formando as regiões anterior, média e posterior do intestino.
O intestino primitivo é formado por três segmentos: anterior, médio e posterior: Intestino anterior: origina a faringe, esôfago, estômago, primeira porção do intestino delgado (duodeno), pâncreas, fígado e vesícula biliar.
No desenvolvimento embrionário, na fase de gástrula, forma-se uma cavidade pela invaginação da parede do embrião, que recebe o nome de arquêntero, ou intestino primitivo, que se comunica com o meio externo por um orifício, o blastóporo.
O desenvolvimento do sistema respiratório está intimamente relacionado ao do sistema digestivo desde o princípio. Portanto, não é surpreendente que as malformações na região do intestino primitivo acabam acometendo a região superior de ambos os sistemas.
Um dos mecanismos pelo qual FGF, Wnt, AR, Pdx e Cdx regulam a segmentação do tubo digestório é pela regulação da expressão de genes Hox.
O que é?
O aparelho branquial (ou faríngeo) delimita a faringe e originará as estruturas da cabeça e do pescoço. É constituído por: arcos branquiais; sulcos branquiais (entre os arcos, externamente), e bolsas faríngeas (entre os arcos, internamente).