crossorigin="anonymous">
A intenção de um dos seus fundadores, o ator e diretor teatral José Renato, advindo da primeira turma da Escola de Arte Dramática de São Paulo era apresentar produções de baixo custo, em contraposição ao tipo de teatro que se via praticado pelo Teatro Brasileiro de Comédia,um repertório iminentemente internacional, com ...
O Teatro do Oprimido, de acordo com o próprio Boal, pretende transformar o espectador, com o recurso da quarta parede, em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que ele mesmo, espectador, passe a protagonista e transformador da ação dramática.
Contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente através de jogos teatrais e técnicas, tendo como resultado apresentações com temas educativos e com textos literários que colaborem com o desenvolvimento artístico dos participantes.
Resposta. tem como objectivo principal educar associedade de forma de representação.
O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. ... Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto.
Verificado por especialistas. Podemos afirmar que as principais características estruturais desses locais são o humor, arte, diversão, dedicação, cultura, equilíbrio, coragem, emoção, espetáculo, família, criatividade, beleza, dentre vários outros, mas principalmente a palhaçada.
Segundo a produtora, Keith Johnstone o atendeu, criando o Teatro-Esporte. “Um teatro de pura improvisação baseado apenas na habilidade do ator em lidar com o inesperado, pois, não há texto, marca de direção e também nenhum outro esconderijo ou proteção”, finalizou.
Personagens da Commedia dell'arte
( ) sua principal característica é o improviso durante a apresentação do espetáculo. ( ) não possuia autor, tema, texto ou roteiro prévio a ser seguido , pois a historia era totalmente pensada e criada pelos atores diante da plateia.
Os personagens que participavam da Commedia Dell'Arte eram caricaturados, tipificados, estereotipados e todos eles estavam divididos em três diferentes grupos: enamorados, patrões e criados.
A “commedia dell'arte” veio se opor à “comédia erudita”, também sendo chamada de commedia all'improviso e commedia a Soggetto. Suas apresentações eram realizadas nas ruas e praças públicas. ... Os atores seguiam apenas um roteiro simplificado (canovaccio) e tinham total liberdade para improvisar e interagir com o público.
Os atores que encarnavam os personagens da Commedia dell'Art vestiam-se com figurinos convencionais, marcando as características específicas do personagem que normalmente interpretava. ... Um grande aliado à arte do figurino é a “Maquiagem de cena”, pela possibilidade de transfiguração do ator.