EQST

Qual A Base Da Equipe Multiprofissional?

Qual é a base da equipe multiprofissional?

A equipe multiprofissional pode ser constituída por todos os profissionais que lidem com pacientes hipertensos: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física, fisioterapeutas, musicoterapeutas, farmacêuticos, funcionários ...

O que é uma avaliação multiprofissional?

A avaliação multiprofissional engloba, inicialmente, as áreas de Psicologia, Psicopedagogia e Fonoaudiologia, mas pode envolver outros profissionais, dependendo de cada caso. O seu objetivo é possibilitar um olhar global sobre as dificuldades do paciente a fim de estabelecer um melhor plano de intervenção.

Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?

Por essas e outras, para aproveitar os benefícios de contar com uma equipe multidisciplinar, o gestor precisa priorizar o interesse do coletivo. A melhor forma de lidar com essa questão é ter um bom planejamento estratégico, bem como enaltecer a importância de cada colaborador.

Qual a finalidade de se ter uma equipe multidisciplinar nos casos de cirurgia bariátrica?

Após o procedimento bariátrico, o paciente deve ter assistência de uma equipe multidisciplinar composta por vários profissionais da saúde, os quais auxiliarão nas mudanças comportamentais. É preciso estar preparado para mudar o estilo de vida e seguir corretamente as orientações passadas pelos especialistas.

O que é acompanhamento multidisciplinar?

O acompanhamento multidisciplinar se dá pela combinação de profissionais de diferentes áreas, com qualificações e experiências complementares, trabalhando juntos para garantir um tratamento completo e sistêmico.

Qual o nome do médico que faz redução de estômago?

Endocrinologista - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Qual o peso ideal para fazer a cirurgia de redução de estômago?

A redução do estomago é indicada para pacientes a partir de 16 anos que tem o índice de massa corpórea, o chamado IMC, acima de 40Kg/m², com ou sem doenças associadas, como diabetes, hipertensão, e entre 35 e 40/kg² com doenças associadas.

Como convencer o médico a fazer bariátrica?

O indivíduo candidato à cirurgia bariátrica deve possuir o diagnóstico de obesidade por pelo menos cinco anos e ter realizado tratamento clínico nos últimos dois anos. Além disso, deve ter o quadro clínico de obesidade severa. E o que é obesidade severa?

O que pode impedir uma cirurgia bariátrica?

Para quem a cirurgia bariátrica não é indicada tenham uma doença cardíaca ou pulmonar grave e descompensada; sofram com hipertensão portal com varizes esofágicas; tenham doenças inflamatórias do trato digestivo alto; sofram de síndrome de Cushing por câncer.

Como conseguir fazer a cirurgia bariátrica pelo SUS?

Como solicitar cirurgia bariátrica pelo SUS: O primeiro passo para conseguir uma cirurgia bariátrica pelo SUS é passar por consulta no posto de saúde no qual está cadastrado. É necessário levar um documento original com foto e o cartão do SUS. Na consulta, um médico irá avaliar se o caso e irá pedir alguns exames.

Qual IMC para fazer bariátrica?

Desde 1991, existe consenso internacional de que a cirurgia bariátrica tem as seguintes indicações gerais: IMC maior ou igual a 40; IMC maior ou igual a 35, quando houver estados mórbidos associados (hipertensão e/ou diabetes difíceis de compensar, limitações ortopédicas, apnéia do sono etc.); falha no tratamento ...

Quanto tempo demora desde a primeira consulta até a cirurgia bariátrica?

Em média os meus pacientes levam de 30 a 90 dias pra realizar tudo, desde a primeira consulta até o dia da cirugia.

Qual é a melhor cirurgia para emagrecer?

Dessa forma, a perda de peso da cirurgia Bariátrica Sleeve pode chegar a ser tão eficaz quanto no Bypass Gástrico. O método tem ganhado cada vez mais espaço na rotina dos cirurgiões, de modo que em algumas regiões se equiparam em incidência ao Bypass Gástrico.