A vacina Pneumocócica 23-valente protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. Pode ser administrada em crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos.
As mais comuns dor, vermelhidão e edema (inchação) ocorrem no local de aplicação da vacina e nas primeiras 72 horas após aplicação. A febre é incomum e reações alérgicas graves (anafilaxia) são muito raras.
ADMINISTRAÇÃO: Via Intramuscular; Via Subcutânea. Não aplicar por via intravenosa ou intradérmica.
A vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) deve ser administrada por via subcutânea ou intramuscular. Não utilize a vacina por via intravenosa ou intradérmica.
A prevenção, por meio da vacina contra a doença pneumocócica, é a melhor maneira de se proteger contra o pneumococo e auxilia a diminuir a disseminação da bactéria na comunidade. Segundo a vice-presidente da Sbim, a Prevenar 13 é segura e não possui contraindicações dentro dos grupos aos quais é recomendada.
Preço da Prevenar 13 A vacina pneumocócica conjugada ainda não está incluída no calendário de vacinação do Ministério da Saúde e, por isso, precisa ser comprada em clínicas de vacinação com um preço médio de 200 reais por dose.
As reações adversas mais frequentes, que ocorrem com mais de 10% dos vacinados, são: dor no local da aplicação (60,0%), inchaço ou endurecimento (20,3%); vermelhidão (em 16,4%); dor de cabeça (17,6%); cansaço (13,2%) e dor muscular (11,9%).
Vacinas não oferecidas pela rede pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza a todos os brasileiros a vacina da meningite tipo C, mas a mais ampla, do tipo ACWY, estava disponível apenas na rede particular. O sorogrupo, representado nas letras que denominam os tipos de meningite, retrata as diversas categorias de bactérias que causam a doença.
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) aprovou a inclusão de mais uma opção contra a meningite no Programa Nacional de Imunizações (PNI). É a vacina meningocócica ACWY, que será voltada especificamente para adolescentes de 11 a 12 anos no sistema público.
A vacina meningocócica B, protege nosso organismo contra o meningococo do sorogrupo B. Quando tomar: a vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade até os 50 anos.
Alguns agentes são responsáveis por causar a meningite, entretanto, os vírus são os mais comuns e, em geral, com menos gravidade – e contra esse tipo não há vacina para prevenir.