Diz-se de problemas que afetam a sociedade. Exemplo de uso da palavra Problemas sociais: A falta de saneamento básico é um exemplo de problema social.
substantivo masculino Circunstância árdua e de difícil resolução em que é necessário escolher entre duas opções contraditórias, contrárias ou insatisfatórias; escolha excessivamente difícil.
O dilema normalmente não envolve uma crise ética ou moral, mas a vida da pessoa ou do personagem pode mudar como resultado de sua decisão. Alguns exemplos de dilemas clássicos incluem: Decidir para onde jantar no primeiro encontro. Incerteza sobre qual oferta de emprego levar.
Os dilemas éticos são raciocínios lógicos que partem de premissas éticas. Os dilemas éticos são amplamente usados na filosofia com a inserção da razão e servem para se chegar a conclusão sobre algo ou alguma coisa.
Enquanto o conflito representa um choque de interesses opostos, o dilema representa uma situação frente a dois interesses incompatíveis entre si: o atendimento de um dos interesses impede o atendimento do outro.
Introdução: Os conflitos éticos na saúde, geralmente, ocorrem entre os atores envolvidos na ação assistencial. Essa ação, no entanto, é realizada em estruturas organizacionais, sofrendo implicações desse ambiente. Dependendo da organização do trabalho e das metas institucionais pode haver maior ou m...
Relativismo moral é uma posição meta-ética em que o julgamento moral ou de valores variam conforme entidades diferentes como indivíduos, culturas e classes sociais as propõem.
Relativismo cultural significa que cada cultura é relativa a si mesma. Não é possível, por exemplo, ser europeu e julgar a cultura brasileira a partir de seus próprios valores. Não existe um critério absoluto e universal para organizar, analisar ou mesmo julgar as diferentes culturas que existem ao redor do mundo.
Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. ... Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro.